nav-left cat-right
cat-right

Identificando Oportunidades de Negócios – Parte 2

invencao1 Nós, do SEBRAE não temos como indicar quais negócios podem ser iniciados, contudo orientamos que isto seja sempre feito com o enfoque das”oportunidades percebidas”, ou seja, que o tipo de negócio pensado para uma determinada cidade sinalize boas perspectivas de vendas, o que na prática significa estar satisfazendo necessidades de clientes.

Para cada negócio pensado, procure e encontre respostas para estas questões, que se respondidas sinalizam grandes chances de sucesso para o investimento, são elas:

– O que será feito em sua empresa, seja ela qual for para atrair clientes, na prática, isso é fazer com que eles venham fazer compras em sua empresa.

– Qual o preço de venda que compense e que torne sua empresa, seja ela qual for, mais competitiva.

– Entenda mais competitividade em preços de venda quando o valor do preço encontrado em cálculos em sua empresa for inferior a preço praticado pelos seus concorrentes diretos.

– Qual a quantidade ideal de vendas para que consiga atingir o lucro planejado para a rentabilização do capital investido, na prática, isso é a itenção de retorno do capital investido.

– Como sua empresa funcionará, organização e sistematização, ao ponto até de pensar isso imaginando que você não estará o tempo todo presente. Isso é ter um empreendiemento que possa funcionar ainda que sem a presença constante do(s) “dono(s)”. – e o que será sempre realizado para que não tenha desperdício, ou melhor, que o desperdício seja igual a zero.

– Lembre que tudo na empresa, mas tudo mesmo, representa custo/gasto, o prédio, as pessoas, o capital, os equipamentos, e outros, então quanto mais e melhor estiverem sem utilizados menor ou mais próximo de zero estará sendo o desperdício.

– O empreendimento sobre o qual você conseguir mais respostas e caminhos para estas questões certamente é aquele que apresenta mais proximidade com o domínio.

Com relação a como conseguir capital para o investir na abertura da sua empresa procure informações junto aos bancos (Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real, HSBC,BNDES, etc), para verificar a possibilidade de alguma linha de crédito que se enquadre na sua necessidade. O SEBRAE não faz financiamento ou empréstimo. Isso só é possível junto aos bancos/financeiras.

 

185 comentários to “Identificando Oportunidades de Negócios – Parte 2”

  1. Patricia disse:

    Olá! Quero muito abrir meu próprio negócio mas tenho medo do insucesso, por isso quero me cercar de todas as informações possíveis. Pretendo abrir uma temakeria em um posto de gasolina. Acha que é um bom lugar para se montar uma temakeria? Lá já existem lojas da hering e subway. O aluguel é de 2500,00. Por favor me ajude. Obrigada. Patricia

    • Beco Com Saida disse:

      Prezada Patrícia

      Se quer começar direito, comece estruturando a sua ideia, simples assim. Neste site (http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio) você vai encontrar dicas preciosas para te ajudar na estruturação da sua ideia. Nas unidades físicas do Sebrae você vai encontrar palestras, oficinas e cursos para quem precisa de ajuda para planejar e organizar a própria ideia. Ligue no 0800-570-0800 para conhecer a programação na unidade mais próxima de você.

      Sucesso
      Beco com Saída

  2. Flávio disse:

    Bom Dia,

    Pretendo abrir uma Loja de Calçados Infantis com idade de 0 a 10 anos. Trabalhar com 3 marcas boas no mercado de calçados.
    Preciso de um auxílio, se possível.

    Agradeço.

  3. Mayara Chaves disse:

    Olá! Bom estou querendo abrir um bar tipo happy hour! Mas não tenho capital o suficiente e nem sei por onde começar.Queria algo temático, logo o local onde abriria o negócio será reformado. Acha que vale a pena mesmo com a reforma do local

  4. Paulo joel disse:

    bom eu quero abrir meu ”quioski” que seria um café lancheria tenho como investir tenho um +/- um plano pra começar mas sou novo no comercio preciso de ajuda ,e claro não quero que meu investimento vá por agua baixo em 30 dias quero que ele dure mas para isso acredito que preciso da ajuda de voces , como voces poderiam me ajudar eu teria que pagar? duvidas que eu tenho sao essas ! obg

  5. Lucimar disse:

    Estou querendo abrir um negócio de depilação e massagem, quero saber se é um bom negócio para retorno financeiro. e se investimento tem que ser alto.

  6. Elozilda Bastos Da Silva disse:

    EU VOU ABRIR UM NEGOCIO DE TRABALHO,TENHO POUCO DINHEIRO E NÃO POSSO INVESTIR TODO,ESTOU COM UMA DÚVIDA MUITO GRANDE PRECISO DE UM BOM CONSELHO,QUAL SERÁ MAIS LUCRATIVO OU MENOS GASTOS LOJA DE 1,99 OU PAPELARIA? GOSTO DAS DUAS OPÇÃO, MAS PRECISO ME DECIDIR,NÃO QUERO ME PRECIPITAR POIS SERIA O FIM DE UM SONHO.BEIJOS DE UMA QUASE EMPRESARIA.

  7. Jose Ernesto disse:

    Boa Tarde

    Tenho um imovel em Carapicuiba com 115 m² dentro de uma regiao de periferia onde tem oportunidade de se abrir um comercio

    Pensei na oportunidade de trabalhar com uma loja de produtos a partir de 1,99 onde entendo nao ter problemas no que tange a controle de estoque e venda de produtos , haja vista ser um nicho que deu certo no Brasil.
    Aguardo sugestoes.

  8. zaira disse:

    Olá, boa tarde! Gostaria de abrir um negócio de moda íntima/sexy shopping com espaço para noivas (para chá de lingerie). Penso em criar nesse espaço algo legal com bar e sofá para esse dia… Nunca vi esse tipo de combinação,mais acho bem interessante. Imagino a loja na parte de baixo e na parte de cima algo mais reservados para as clientes preparem o seu chá. Como posso fazer? E quanto preciso?
    Obrigada.

  9. muller disse:

    ola bom dia!então queria esclarecer algumas duvidas, é que to querendo amontar uma loja de perfumes importados e to precisando de uma orientação suas no caso queria saber qual o procedimento para abrir essa,e quais as reais probilidade desse negocio der certo.grato fico aguardando resposta

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Muller

      Acesse (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/LojadeCosmeticosePerfumaria.pdf) para ler algumas dicas para planejar a sua futura loja de perfumes. Como trata-se de importação, você precisa fazer as contas, para descobrir se vale a pena ter uma importadora ou se vai importar via trade. Pesquise as trades que trabalham com este tipo de produto na sua cidade e/ou região. Converse com eles, conheça os trâmites de cada país dos quais pensa em importar os perfumes, quais são os prazos, volume exigido, se virá de avião e por qual aeroporto ou se virá em container por algum porto brasileiro. Pesquise as taxas a serem pagas no aeroporto ou porto que você escolher para receber os perfumes.

      Se vai dar certo, só tem um jeito de ter uma perspectiva: você fazer um plano de negócios consistente (www.negociocerto.sebrae.com.br) e no final fazer o cálculo da viabilidade financeira do projeto. Simples assim.

      SUcesso
      Beco com Saída

  10. luciano cesario da silva disse:

    ola vejo o mercado do gas competitivo aqui na minha região gostaria de saber se existe dicas do sebrae para esse tipo de empreendimento seria um investimento bom ? agradeço a orientação

  11. Marcelle Marins disse:

    Olá, Gostaria de saber o que devo fazer para abrir uma empresa de consultoria ambiental? Moro em Rio das Ostras -RJ e acho que poderia dar certo devido a quantidade de empresas no ramo do petróleo que tem na região, Macaé, Campos …
    Gostaria de uma opinião sobre o asunto?
    Obrigado.
    Marcelle Marins.

  12. talita disse:

    oi eu quero compraum caminhaozinho da hundai por que tem 5 anos de garantia pra agregar ne alguma firma,mas nao sei se vale a pena ja conheçi pessoas que falaram que fizeram e se deram bem,vcs tem alguma informaçoes sobre isso???

  13. Silvia Teixera da Silva disse:

    Olá sou formada em Engenharia Florestal e gostaria de montar uma consultoria, o que preciso para esse empreendimento, sendo que n disponho recursos? Quero saber se posso começar em casa pois pra alugar um local ainda n é possível.

  14. Gilmar Vizza disse:

    Senhores
    Boa tarde

    Quero entrar no ramo de Sucata ou Lixo Eletrônico.
    Pelas pesquisas que realizei,trata-se de um negócio promissor que cresce a passos largos.Inclusive com a possibilidade de reexportação.
    Para tanto necessito saber quais os documentos exigentes e necessarios para abertura de empresa,coleta e transporte do produto em questão.
    Quais os orgãos competentes da qual devo procurar.
    Agradeço a ajuda.

    Grato

    GILMAR

  15. wesley disse:

    ola meu nome e wesley sou tosador a uns nove anos e estou comprando maquinario para abrir um banho e tosa em meu bairro mas queria saber como eu abro um comercio se chamara a atenção as pessoas queria abrir mas para o lado estetico trabalhando com poucas racoes e a documentação e o valor inicial que eu preciso para envestir obrigado no aguardo

  16. christiane disse:

    Ola
    Gostaria de importar roupa e revender no atacado, ja tenho um fornecedor chines. De inicio pretendo trabalhar com meu esposo em casa mesmo, como faço para iniciar o processo?

  17. ana paula disse:

    olá,sou ana paula moro no Recife e gosto muito de fazer doces,pretendo fornecer para festas e vender em casa.se é um bom negocio nao sei,mas gostaria de um conselho.obg

  18. marcelo disse:

    Ola estou pensando em abrir uma oficina mecanica de autos pois sou mecanico ja trabalhei nas marcas Toyota-Honda e Renault,gostaria de saber o custo de ferramentas e equipamentos necessarios?Ja tenho ate um ponto em vista,e nao vou precisar de ajudantes no começo eu mesmo vou por a mao na massa.Grato

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Marcelo

      Confesso que não faço ideia de quanto custa cada ferramenta necessária para montar uma oficina. Sugiro que procure as lojas que vendem este tipo de produto aí na sua região para ir orçando cada uma. Pesquise também na internet.

      Sucesso
      Beco com Saida

  19. Marcus Mendes disse:

    Olá, tenho uma clínica odontológica, com 7 meses de funcionamento.
    O crescimento está abaixo do esperado, tenho pouco movimento e do jeito que está acho que devo fechar as portas.

    Estou querendo optar por franquias.
    As franquias no meio odontológico estão crescendo bastante e no Brasil existem 19 franquias odontológicas.

    Gostaria de saber se vale a pena investir em franquia, pela segurança que é passada, na gestão dos negócios, treinamento de funcionários, marketing, etc. que poderão me fazer mais competitivos no mercado e não ser engolido pela concorrência, como vem acontecendo.

    Será que eu não estou me precipitando? Deveria esperar mais?
    E existe algum metódo para escolher a franquia? São várias, estou em dúvida em qual é a melhor.

    Com o dinheiro que disponho para comprar a franquia, o melhor seria contratar um consultor para melhorar minha gestão e tentar fazer o meu empreendimento alavancar?

    Desde já agradeço!

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Marcus Mendes

      Não ficou claro, perdão, se você quer franquear sua empresa ou aderir a uma rede já consolidada.

      – Como optar por fraquear algo que sequer foi consolidado como uma melhor prática em termos de processos, produtos e serviços e diferencial comercial? Para franquear você, precisa, dentre outras coisas, manualizar cada etapa dos seus processos nas mais diversas frentes para ensinar/orientar/treinar os novos franqueados (http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/distribua-seus-produtos/franquias/integra_bia/ident_unico/1221).

      – Se pensa em aderir a uma rede de franquias sugiro a leitura (http://www.becocomsaida.blog.br/2011/03/como-saber-se-uma-franquia-vale-a-pena/) e depois uma boa pesquisa sobre as redes identificadas por você no site da ABF (http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/) e procurando conversar e visitar, pelo menos, uma das redes que mais te atraiu para que possa, escolher para estudar as que mais atendem aos anseios dos seus futuros clientes na cidade.

      E sim, aprender gestão é fundamental para qualquer empreendedor, ainda mais para os que como você, não tiveram nenhuma disciplina de empreededismo e gestão de negócios durante a formação acadêmica. Comece por aqui ( http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/ ehttp://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx). Nas unidades do Sebrae você vai encontrar: cursos, oficinas, consultorias presenciais nas mais diversas áreas que envolvem o dia-a-dia de uma empresa. Ligue para 0800-570-0800 para conhecer a programação na unidade mais próxima de você.

      Sucesso
      Beco com Saida

  20. cleiton da hora feirreira disse:

    gostaria de saber qual primeiro passo para inicia uma empresa no ramo de gais e agua

  21. Edna Riehl disse:

    Moro nos USA e Queria saber qual O negocio q poderia abrir ai no Brazil aproveitando que sou legal aqui.

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Edna Riehl

      Esta é uma pergunta que não tenho como responder. O que você precisa é identificar na cidade, onde pensa em abrir o seu próprio negócio algo que o mercado esteja disposto a pagar para ter um problema resolvido, por exemplo. Sendo assim, converse com amigos ou familiares que moram nesta cidade para que possa conhecer as oportunidades do mercado ou pensar em oportunidades que possam ser criadas para atender um publico específico.

      – Como identificar oportunidades de negócios: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/CBC2CE117F442FC50325714700429E8D/$File/NT000AFAD2.pdf

      Sucesso
      Beco com Saída

  22. Deonisia disse:

    Olá.

    Sou profª aposentada,investi por um tempo em artesanato (Découpage,pintura,patchwork,etc.) e não tive retorno,pois sou uma pessoa de pequenos contatos.Agora pretendo fazer curso de depilação e no início atender na minha casa em um lugar improvisado.Ao seu ver pode ser o 1º passo de um pequeno empreendimento? Pois me sinto insegura a respeito, quais dicas você me daria?

    Desde já,obrigado.

  23. Regiane disse:

    Bom dia,

    Pretendo abrir uma loja de calçados femininos em novo shopping da minha cidade. A intenção é comercializar produtos diferenciados, como informação de moda, e com preço competitivo. Não pretendemos comercializar multimarca, queremos comercializar nossa própria marca. Mas estamos meio perdidos quanto aos fornecedores: como encontrar fornecedores que sejam capazes de entender o “espírito” do nosso negócio e fornecer produtos que atenda às nossas necessidades? Devo visitar vários fornecedores? Como selecionar esses fornecedores? Por onde começar? Desde já muito obrigada!!!!!

  24. tenho uma epresa no ramo financeiro, trabalho com crédito consignado, porem vejo que muitas epresas do sul do pais está espandindo os seus negocios a nivel de brasil.
    Como eu que sou um pequeno emprézário posso competir com emprsas com grade capital?
    tenho boas idéias e bons projetos mais me falta o capital para implanta-los o que fazer?

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Renato Firmino

      Um dos caminhos é você agregar mais valor nos serviços que você presta. Por exemplo: oferecendo consultoria ou cursos com foco em gestão financeira para famílias, empresa. Analise a sua carteira e o potencial da sua capacidade de realizar (atender e atender bem) mais clientes na região. Pense em serviços que você poderia oferecer de forma a orientar os clientes com relação a importância da gestão financeira (palestras, oficinas) além de só emprestar o dinheiro. A qualidade da prestação de serviços justos e transparentes poderão ser o seu diferencial para manter e conquistar novos clientes mesmo com a expansão destes grandes clientes.

      Sucesso
      Beco com Saída

  25. rogerio disse:

    gostaria de saber como devo fazer e qual os primeiros passos para eu iniciar um comercio
    quero abrir um deposito de gas e agua mineiral.
    mas nao sei qual o lucro e o envestimento qual seria para iniciar.
    obrigado aguardo resposta grato

  26. karine disse:

    olá,
    estou desempregagada a um tempo e comecei a fazer caixinhas em mdf (porta jóias,baús etc., e também faço bombons que são vendidos de porta em porta por 2 amigas (sócias no investimento dos bombons). tenho a intenção de montar uma lojinha de bolos e bombons onde poderei ter prateleiras com as caixinhas que faço para vender. comecei a fazer um plano de negócios e se puderem me dar dicas.
    A minha idéia é , alugar uma sala, na parte da frente ter dois balcões altos com frente de vidro,e umas banquetas p/ quem quiser lanchar(o foco é que comprem e levem para casa) um balcão gelado(sucos em cx. e refrigerantes em baixo e bombons em cima e outro seco para os bolos.A intenção é fazer bolos pequenos(+ou- 1 palmo de diamêtro em forma meio alta de furo central) para que o cliente o leve inteiro, ou metade. a maioria exposta será de bolos simples como os da vovó- limão,coco, chocolate,leite,fubá… sem confeitos só a massa bem caprichada e fofa, e dois ou tres especias por dia, com recheio e/ou cobertura (mais caro), e também encomendas de panetones,colombas pascoal.Quanto aos bombons além de todos os sabores mais vendidos nas ruas teremos alguns mais refinados para chamar a atenção, como o com recheio de nozes, de avelã,cereja com licor etc. … Pretendo trabalhar com um tamanho padrão menor tanto para os bolos e para os bombons, assim posso colocar um bom preço e ganhar na quantidade. Na parte do meio para traz da sala quero instalar uma cozinha simples,(geladeira c/ amplo congelador, fogão, microondas,mesa, cadeira um armário pequeno outro embaixo da pia,e nichos na parede p/ papeis, embalagens,condimentos); separada por uma divisória baixa, se alguém entrar eu posso ver.
    preciso de ajuda, quero fazer um plano de negócio bem caprichado, para ter argumentos sólidos pois,não tenho dinheiro, estou com o nome restrito, e quero ver a possibilidade de negociar com algum banco o empréstimo necessário para a loja, e para limpar meu nome sendo que para este último preciso de 700 reais.
    Queria começar logo para aproveitar as vendas no natal e fazer clientela p/ pascóa.Pretendo continuar com a venda de porta em porta para aumentar os lucros e como 2ºmeio de divulgação da lojinha de bolos e bombons.

    Podem me ajudar.que registros preciso, dá para ser empreendedor individual?

    Obrigada.

  27. Romeu disse:

    Olá, estou querendo abrir um quiosque de venda de frozen yogurt em um shopping de muito movimento na minha cidade. Gostaria de saber se o Sebrae possui uma planilha com estimativas de vendas para esse tipo de produto e/ou similares, para que eu possa embasar a elaboração da planilha de custos.

    Ainda em relação ao negócio de frozen yogurt, o Sebrae possui algum estudo específico? Alguma dica para me passar?

    Obrigado.

  28. Luiz Augusto Freire Evangelista disse:

    Estou com um planejamento de abrir um espaço de lazer, com campo de futebol society de grama sintetica e um barzinho.Qual seria o melhor caminho em buscar recursos financeiro, com um socio-investidor ou com uma financeira.

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Luiz Augusto Freire Evangelista

      Depende. Quais são as linhas de crédito disponíveis nos bancos da sua cidade para este tipo de atividade? Quais as exigências de cada um? Quais você atende? Qual a capacidade de pagamento em dia da dívida junto ao banco logo no início do negócio? Quanto a conquista de um sócio-investidor, o que fica claro no seu projeto como benefício para este sócio? Quais as vantagens para ambos nesta sociedade? Que responsabilidades e direitos este sócio terá? Isso você precisa ter bem claro e de preferência, por escrito, para profissionalizar o projeto deste o início. Se ainda não começou a estruturar a sua ideia sugerimos que utilize o http://www.negociocerto.sebrae.com.br para que possa ir visualizando, pesquisando e aprendendo a cada etapa do processo.

      Sucesso
      Beco com Saída

  29. Filipe disse:

    Quero montar um mini-shopping, estilo galeria. Serão vários stands de vendas para alugar. Só que não consigo encontrar informações sobre esse tipo de ramo (administração de shopping). Estou com dificuldades em ter uma previsão dos gastos mensais envolvidos e identificar os riscos nesta atividade. Qualquer ajuda será bem vinda, pois ainda não estou seguro com as poucas informações que venho conseguindo. Obrigado!

  30. thamire disse:

    gostaria de abrir uma loja multimarcas que dicas poderiam me ajudar

  31. neide moura disse:

    gostaria de abri uma sorveteria e bombonieri e um bom negocio?

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Neide Moura

      Para que seja viável o negócio, é preciso que existam consumidores com a necessidade de comprar as mercadorias e/ou serviços que pretende oferecer. Entretanto, será essencial que o volume de vendas mensais seja suficiente para pagar todas as despesas / custos e deixar LUCRO.

      Portanto, todos os meses as vendas devem ser maiores que as despesas. É preciso que faça uma estimativa das despesas que vai assumir, como por exemplo: aluguel, salários, encargos sociais, telefone, energia elétrica, água, pró-labore, honorários do contador, impostos etc. Sugerimos que faça pesquisa junto aos fornecedores.

      Procure e encontre respostas para estas questões, que se respondidas sinalizam grandes chances de sucesso para o investimento, são elas:

      a) o que será feito em sua empresa, seja ela qual for para atrair clientes, na prática, isso é fazer com que eles venham fazer compras em sua empresa.
      b) qual o preço de venda que compense e que torne sua empresa, seja ela qual for, mais competitiva. Entenda mais competitividade em preços de venda quando o valor do preço encontrado em cálculos em sua empresa for inferior a preço praticado pelos seus concorrentes diretos.
      c) qual a quantidade ideal de vendas para que consiga atingir o lucro planejado para a rentabilização do capital investido, na prática, isso é a itenção de retorno do capital investido.
      d) como sua empresa funcionará, organização e sistematização, ao ponto até de pensar isso imaginando que você não estará o tempo todo presente. Isso é ter um empreendiemento que possa funcionar ainda que sem a presença constante do(s) “dono(s)”.
      e) e o que será sempre realizado para que não tenha desperdício, ou melhor, que o desperdício seja igual a zero. Lembre que tudo na empresa, mas tudo mesmo, representa custo/gasto, o prédio, as pessoas, o capital, os equipamentos, e outros, então quanto mais e melhor estiverem sem utilizados menor ou mais próximo de zero estará sendo o desperdício.

      O empreendimento sobre o qual você conseguir mais respostas e caminhos para estas questões certamente é aquele que apresenta mais proximidade com o domínio. Mas lembre-se: seja qual empreendimento o seu modelo de negócio (http://www.manualdastartup.com.br/blog/desenhando-o-modelo-de-negocio-da-startup/) precisará te diferenciar e remunerar da melhor possível.
      – sorveteria: http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/Sorveteria.pdf

      Veja também:
      a) Quero abrir um negócio: http://www.sebrae.com.br/atender/momento/quero-abrir-um-negocio
      b) Dicas de gestão de negócios: http://www.sebrae.com.br/atender/momento/quero-melhorar-minha-empresa
      c) Modelos de planilhas para te apoiar na gestão da empresa no dia-a-dia: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/acesse/apoio-gerencial/cliente-e-sociedade
      d) Dicas de como vender mais e negociar no mercado: http://www.sebrae.com.br/atender/customizado/acesso-a-mercados

  32. Estou querendo abrir um tele entrega de agua mineral e gas mas quero saber os prossedimento pois tenho um lote de 260mt este tamanho e ideal e os custo,os gas e agua são consignado. Um abraco

  33. leonardo disse:

    ola, boa noite, quero abrir um deposito de bebidas, será que vc pode me dar alguma diga, de como eu posso começar ?

  34. rosa souto disse:

    Gostaria de fazer um projecto online para modelos, actores, musica, dança, figurantes etc….Estou desempregada e pretendo pedir o total das prestações, como fazer????por outro lado venho do ramo do café por cápsula e não sei se seria mais lucrativo esse negócio visto já ter imensos clientes, onde é que compro máquinas de café para casas e escritórios, sei que todas as máquinas que conheço vêem da china, mas já escrevi para eles e não obtive resposta, como faço???pode ajudar-me??

  35. eval disse:

    Bom dia gostaria de abrir uma escola de ingles para crianças.

  36. Rui Sousa disse:

    Eu quero abrir uma editora de musical,que funcione tambem como distribuidora. ajude-me a obter o caminho certo porfavor.

  37. Carrie disse:

    Boa noite,

    Estou querendo abrir um Salão de Beleza e um Centro Estético (uma empresa só) em Catalão – GO.
    Pesquisei muito os materiais do SEBRAE e consegui montar um plano de negócio muito forte (sou Eng. e estou finalizando MBA em gerenciamento de projetos). Juntei tudo e estou convicto que farei sucesso. Gostaria apenas que vocês me indicassem um material específico para esta área, uma vez que achei apenas documentos generalizados(e muito bons por sinal) a fins de comparação.

    Agradeço a todos.

    Att,
    Carrie Kopczinski

  38. nayara disse:

    quria montar uma sorveteria mais não por onde começar por favor me ajuda

  39. elaine cristina cortacio dos santos disse:

    QUERO ABRIR UM INSITUTO DE DEPILAÇÃO NO BAIRRO DA PAVUNA ONDE Ñ TEMOS ESTE SERVIÇO,QUAL PROCEDIMENTO TOMAR JA SEI O LUGAR ( LOJA) AGORA TENHO QUE FAZER OQ ANTES DE ALUGAR O LOCAL????

  40. juliana gabriela jesus martins disse:

    olá!sou de santa helena de goias e estou pensando em vender conjuntos de peças intimas como langerie, camisolas,etc.. vcs acham q pod ser um bom negócio?a mais ou menos duas semanas começei a vender em casa mesmo, mas não to segura de abrir uma loja. o q vcs me dizem…

  41. josue disse:

    gostaria de revender galoes de agua mineral para empresas é um bom negócio?

  42. reginaldo leonardo disse:

    quero abrir uma distribuidora de gas quero saber se dar lucro se o envestimento e auto que devo fozer me oriete por favor

  43. everildo rodrigues junior disse:

    estou querendo abri um deposito de bebidas,ja estou com uma boa quantia em maos goistaria de saber se e uma boa ideia, muito grato pela atençao.

  44. vanessa disse:

    trabalho com vendas quero monta uma distribuidora o q faco como dou inicio me ajude/

  45. BRUNA disse:

    Olá, estou com um projeto de abrir uma loja de confecções, onde planejo vender roupas tanto femininas quanto masculinas, bijuterias e bolsas! preciso tirar algumas duvidas, de como eu posso analisar o local onde possa ser movimentado , conhecido, e que eu possa ter uma margem de lucro que cubra minhas despesas e haja retorno financeiro,para isso preciso saber o melhor lugar para abrir minha loja!
    gostaria que voçês me respondece pelo meu e-mail . Obrigada pela intenção. abrços!

  46. gilberto andré bagnoli disse:

    ola a todos..gostaria de umas idéias para abrir um negócio,mas que não precise investir muito pois estou desempregado enão consigo emprego ja estou com 45 anos e fica mais dificil ainda,se tiverem algo que possa me ajudar ficaarei muito grato.abraços.

  47. eliane disse:

    Eu gostaria de saber se um disk entrega de bebibas geladas é um bom negócio. é mais um socorro para festas. Com atendimento 24h.

  48. Rosiane Zäch disse:

    Trabalho na area de cafeteria e restaurante na Suiça eu e meu esposo estamos pensando em montar algo desse ramo no Brasil pois tanto ele como eu estamos nesse ramo ha mais de 10 anos aqui na Europa. Eu fui gerente de um “Cafe Bar Restaurante. Fui eu que ajudei o dono a abrir as portas do negocio. Tipo: fornecedores, clientelas, propagandas entao so me pergunto sera que tenho chances esse è o meu grande sonho ter meu proprio cafe restaurante.

  49. Renata disse:

    oi, me chamo Renata e sou universitaria, e como so estudo na parte da manha estou pensando e com muita vontade de abrir uma loja de cosmeticos, porem nao quero vender so isso, quero incluir maquiagem e bijuteria, mais o ponto forte seria mesmo seria produtos pra cabelos, higiene etc.O problema e que nao tenho nenhuma esperiencia com isso, moro em campinas sp, e no meu bairro que nao tem nenhuma loja desse tipo por perto, todo mundo sai pra comprar em outros bairros, gostaria de saber quanto eu gastaria, como funciona a burocracia, sera que posso abrir como empreendedor individual?
    E tbm onde eu encontro orientaçoes detalhadas sobre tudo isso pessoalmente pois moro em campinas a pouco menos de um ano e nem sei onde fica o sebrae aqui na cidade. obrigada desde ja.

  50. Cristina disse:

    Olá!
    Estou planejando abrir uma loja multimarcas e gostaría de saber se o Sebrae tem algum estudo sobre o assunto.
    Obg

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Cristina

      Não temos um estudo sobre lojas multimarcas. Temos dicas para quem pensa em montar uma loja de roupas seja ela multimarcas ou não (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/81F9D18FD32355D803256EC50047C7DE/$File/NT00074122.pdf) pois como qualquer negócio tem etapas e procedimentos que devem ser levados em conta.

      Defina o público que você quer atender e comece a pesquisar para encontrar os fornecedores. Se vai poder comprar direto de cada fabricante ou se vai precisar comprar do distribuidor regional? Como é o processo de pagamento de cada um nos primeiros lotes? Tem limite de peças?

      Para estruturar a sua idéia e os dados pesquisados sugerimos que você utilize o programa de orientação empresarial, on line – Negócio Certo (www.negociocerto.sebrae.com.br).

      Outras informações sobre o mercado acesse: http://www.sebrae.com.br/setor/textil-e-confeccoes.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  51. Gabriela disse:

    gostaria de montar meu proprio negocio porem estou sem dinheiro para investir gostaria de saber se devo optar po um emprestimo e qual lugar voces idicariam para o emprestimo!!
    desde ja agradeço

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Gabriela

      Bom, os bancos constumam emprestar dinheiro para os empreendedores cujas idéias têm viabilidade financeira. Para saber se a sua tem é preciso que você coloque no papel (www.negociocerto.sebrae.com.br) no final você poderá calcular a viabilidade financeira e o prazo do retorno do investimento.

      Onde fazer o empréstimo? Converse com os gerentes dos bancos e agências de microcrédito que atuam na sua cidade para conhecer as linhas de crédito e as exigências de cada para viabilizar um financiamento. Assim fica mais fácil pra você analisar e escolher o que melhor atende a sua necessidade de criação do novo negócio e a capacidade de pagamento em dia das parcelas contratualizadas no agente financeiro.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  52. Renatha Silva disse:

    Desejo abrir uma loja de confecções , pra vender de tudo , queria um conselho si abrir essa loja vai ser uma boa é um ramo que dá dinheiro ? Obrigada pela anteção

  53. Luan Lobão Gallo disse:

    Olá,
    assim como o jose benedito também quero trabalhar com bebidas. Porém minha dúvida é: eu vou revender uma determinada marca de uma bebida, para isso eu posso me cadastrar no micro empreendedor individual ou terei que abrir uma micro empresa?
    Minha intenção é aprender a lidar com o negócio tendo o mínimo de despesa, e como o EI paga apenas 60 reias mensais acredito ser a melhor opção para se começar um negócio.
    Desde já obrigado.

    Luan Lobão

  54. ivy araujo disse:

    olá estou querendo abrir uma loja de embalagens e descartáveis ,tudo para restaurante,festas de aniversários e outros,gostaria de dicas do que devo vender,e como começar a minha loja ,me ajudem e urgente,obrigado.

  55. Luciana Lima disse:

    Boa tarde! Gostaria de abrir uma loja de bebidas, vinculada à assessoria em festas, porém não sei por onde começar…Vcs poderiam me ajudar? Obrigado!

  56. Olá, estou pretendendo abrir uma pequena loja de consertos d aparelho celular, gostaria de saber como devo fazer para abri-la sem gastar muito?
    se voces tem umas dicas sobre oque deve ter na loja?
    desde ja muito Obrigada…
    Aguardando.

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Daiane Franciele de Andrade

      Você já ouviu falar do Empreendedor Individual (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php)? Dê uma boa navegada por este site pois como comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação, se você atender a todos os requisitos da Lei, você pode legalizar a sua futura loja neste site.

      Quanto aos produtos que você deve vender, isso quem determina são os clientes. Por exemplo: que tipo de produto as pessoas mais procuram e compram? Quais são as marcas que mais demandam serviços de manutenção? Você mesma vai fazer os serviços ou vai precisar contratar um especialista? Se for contratar, quanto este profissional recebe hoje na região em termos de salários e benefícios?

      Para organizar as suas idéias aprendendo conceitos e técnicas de planejamento, sugerimos que você se matricule no curso on line, gratuito – Iniciando um pequeno negócio (http://educacao.sebrae.com.br).

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  57. jose benedito disse:

    Ola gostaria de abrir um deposito de bebidas, gostaria de saber como iniciar.

  58. Maicon Braga disse:

    Olá, Sou formado em Design de interiores, trabalho no ramo de 3d (Maquete eletronica) e edição de video, estou com uma demanda grande e quero montar uma empresa com 1 ou 2 func. inicial, você pode me ajudar no caso um valor aprox. que vou gastar pra montar e um valor pra manter durante um tempo até entrar nos trilhos

  59. francisco carlos disse:

    quero abrir um estacionamento, como começar
    se tem alguma franquia.

  60. rodrigo tapia disse:

    Queria saber como investir em uma banca de joranal ou uma loja de música?..tenho um baixo custo pra envestir..td tem um começo…

  61. vanessa disse:

    olá, gostaria de saber se há allgum estudo ou dicas do SEBRAE em relação à segurança (de pessoas, de ambiente, etc) para as pequenas/novas empresas.

    obrigada, Vanessa.

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Vanessa

      Sinto muito, mas não temos este tipo de estudo.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  62. fabiano rodrigues de castilho disse:

    ola sou da cidade de itapeva sp eu gostaria de trabalhar com lanches na minha cidade sou novato no ramo gostaria de saber se tem alguns cursos gratuito ou nao gratuito que eu possa fazer como o sebrae pode me ajudar. sendo que na minha cidade ja tm pessoas que trabalha com lanches a qui gostaria de fazer algo deferente obrigado pela atençao

  63. beatriz gouveia souza disse:

    por favor,estou pensando em montar uma oficina de costura,mas pegando costura de terceiros…gostaria de saber se sera preciso abrir firma ou nao?abrirei como empreender individual ou nao?quai seriao as exigencias no mercado,retorno,com qts funcionarios posso trabalhar,onde abrir?obrigadoBEATRIZ,MINAS GERIS….CAMBUQUIRA

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Beatriz Gouveira Souza

      É fundamental que o empreendedor tenha pleno domínio sobre a cadeia produtiva (fornecedores, mercado, clientes). Algumas dicas de como se planeja e abre uma confecção (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/IndustriadeConfeccao.pdf)

      Mais informações sobre o Empreendedor Individual acesse (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php)

      Exigências do mercado? qualidade, prazo e preço não necessariamente nesta ordem. Agora você precisa descobrir quais são as oportunidades e demandas para este tipo de oficina de costura aí em Cambuquira.

      O número de funcionários depende da demanda conquistada no mercado para prestar este tipo de serviço para as indústrias de confecção da cidade/região. Você pode começar fazendo todo serviço, por exemplo, e depois com o tempo vai contratando seja como temporário ou definitivo os funcionários que pelo tempo que for precisar.

      Sugiro que se matricule no curso on line, gratuito – Iniciando um pequeno negócio (http://educacao.sebrae.com.br) para que possa aprender os conceitos e técnicas de planejamento de um empreendimento.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  64. sany lara disse:

    olá gostaria de montar uma pequena sex shop mas ñ tenho muito dinheiro para investir gostari de saber o que posso fazer para montar uma gastando o minimo possivel.

  65. Gabriela daveiro disse:

    Gostaria que me dessem alguma dica do que posso abrir em um comercio,já tive uma mini papelaria,com xerox,consultas de sps e serasa,consultas de processos…mas infelizmente não estava dando lucro.Gostaria muito de ter uma resposta do que eu poderia abrir,se abrir uma loja de 1,99 dá lucro…
    espero alguma resposta o mas rápido possivel

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezada Gabriela Daveiro

      No post deixamos claro que o Sebrae não tem como dizer se esta ou aquela oportunidade de negócio vai dar lucro ou não. Tudo dá dinheiro. Só depende de muito trabalho, conhecimento, gestão e domínio do mercado onde vai começar a atuar.

      Que bom que você já tem uma experiência como empreendedora, assim fica mais fácil aplicar as lições aprendidas para obter lucros na sua próxima empresa.

      Quais são as áreas da gestão que você não domina? (http://educacao.sebrae.com.br), (www.negociocerto.sebrae.com.br) e Instrumentos Gerenciais (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/), além das palestras e cursos presenciais nas unidades Sebrae (0800-570-0800).

      Como era o seu processo de compra/venda e relacionamento com os fornecedores?
      Como era o seu processo de atendimento e relacionamento com os clientes?
      Como você calculava o seu preço de venda e a margem de contribuição no lucro por produto?
      E os treinamentos que você fez para capacitar-se e ao seu colaborador no atendimento e na relação com os clientes?
      Quais eram os diferenciais oferecidos por você, por exemplo, para as empresas que ficavam na mesma região da sua papelaria?

      Diante do que você aprendeu no passado, sugerimos que você organize as suas idéias e dados pesquisados na estrutura do programa de orientação empresarial, on line, Negócio Certo. E se decidir a aprimorar nas áreas de gestão onde você pensa que deve melhorar.

      Assim você vai conseguir criar um negócio sustentável e lucrativo no tamanho e formato suficiente para o mercado onde pensa em abrir outro empreendimento.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  66. nice santos disse:

    Sou consultora Natura, e gostaria de monta uma floricultura e vender ao mesmo tempo natura. estou no caminho certo?

  67. Janaina Silva disse:

    Ola… Minha mae ja trabalha a 8 anos no mercado PET e atualmente ela deseja aumentar os lucros no ramo de banho e tosa. Mas gostaria de saber se o sebrae fornece cursos gratuitos nesta area de pets shops?

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezada Janaina Silva

      O Sebrae oferece cursos de gestão de empresas seja para quem planeja como para quem já tem e pensa em expandir o empreendimento. Cursos de banho e tosa é provável que você encontre junto a alguns dos fornecedores onde a sua mãe compra os produtos que revende na loja.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  68. Jaksley disse:

    Ola, estou tentando montar um projeto de um site, estou um pouco perdido gostaria de saber sobre o plano de negocio de um site.
    Obrigado

  69. laila disse:

    Quero abrir uma cafeteria, me ajudem, como começo, o que planejo, quanto gastarei o que é necessário, por favor!!!!!

  70. Priscila disse:

    Boa tarde!!!
    Quero abrir uma importadora. Como devo proceder? Quais são os primeiros passos que devo dar?
    Obrigada.

  71. Alexandre nogueira d disse:

    gostaria de saber como faço para criar uma loja virtual de variedades de mercadorias: seja novas ou usadas.

  72. Marcelo disse:

    Quero abrir uma loja virtual,como faço.

  73. Tayná disse:

    Ola meu nome é Tayna e moro em Boa Vista Roraima e ercebi q na cidade só tem pet shop tradicional que vende ração, maretial para passeio e uns brinquedos muitos simples. Com isso me veio o desejo de montar uma pet boutique que venda roupinhas, camas, coleiras elaboradas e outros, mais infelismente não tenho muito dinhieor e gostaria de saber em medias quanto vai custar para abrir esse empreendimento e o que mais seria necessário.

    Agradeço a atenção

  74. Danielly disse:

    Estou estudando a possibilidade de abrir um quisque da brahma em um shopping center! nao posso errar! voce acha q essa e uma boa opcao de franquia? um bom negocio? por favor me responda! obrigada

  75. carlos alberto andrelo disse:

    quero abrir uma loja de tintas imobiliarias qual o risco que corro ?
    grato

  76. Adriana disse:

    Sou empreendedor individual trabalho com telecomunicacao estalamos e vendemos antenas rural para celular e antenas parabólicas, como faco para obter um financiamento?

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezada Adriana

      O SEBRAE não faz empréstimos e/ou financiamentos isso só vai ser possível junto às instituições financeiras que atuam na sua região (bancos, agências de microcrédito).

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  77. regiane manoela disse:

    olá estou penssando em abrir uma loja mas estou com duas opções uma seria bijuterias e a outra e confecções mas preciso de um retorno rapido qual das dus você me aconselha espero a resposta com urgencia

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezada Regiane Manoela

      Como você pôde perceber no post nós do Sebrae não temos como dizer abra X ou abra Y para ganhar dinheiro. Qualquer abertura de um negócio deve ser feita em cima de uma oportunidade que o empreendedor identifica no território (cidade/bairro) onde pensa em abrir uma empresa. Por exemplo aí na região onde você pretende abrir a sua loja o que é que as pessoas mais compram e pagam, bijoux ou confecção? Quais tem mais concorrentes? Como estes concorrentes de ambas atividades atuam? Como cobram dos clientes? Quem são os fornecedores deles? Como pode ver este tipo de resposta local nós não temos como fornecer.

      Lembre-se que a empresa para ser viável, precisará alcançar um volume / valor de vendas mensais, que seja suficiente para pagar todas as DESPESAS + CUSTOS e deixar LUCRO.

      Será preciso avaliar o mercado, identificando os hábitos dos consumidores, as preferências, o poder de compra.

      Definindo o que vai vender e qual é o tipo de consumidor que vai atender, poderá pensar na infra-estrutura necessária: o local – o ponto; as instalações; o espaço físico necessário; as máquinas / ferramentas / equipamentos; quantos funcionários vai precisar e para executar quais tarefas; o estoque inicial de peças e acessórios.

      A partir disso, precisa calcular qual será o investimento necessário e saber se já possui o dinheiro ou se vai precisar de um sócio que esteja disposto a investir.

      Pense também como fazer para atrair os consumidores?

      Da mesma forma que é fundamental conhecer os concorrentes que já atuam no local. Visite-os. Observe o que vendem, os preços praticados, o tipo de clientes que atendem, como atendem, como fazem a exposição dos produtos etc.

      Faça um levantamento junto aos fornecedores das mercadorias que pretende vender: como eles vendem – preços, prazos de pagamentos e de entrega, quantidade mínima.

      A localização / ponto deve estar de acordo com o público que vai atender, como por exemplo: o endereço, estacionamento, as facilidades de acesso, a vizinhança, a visibilidade da loja.

      A identificação do público alvo também será determinante para a estimativa do investimento inicial: se a loja será mais popular ou mais elitizada, se as instalações serão mais simples ou mais sofisticadas, se requer um espaço maior ou menor; se o estoque inicial precisa de muita diversificação de itens / produtos.

      Procure visitar feiras / eventos do setor, onde poderá enriquecer a sua pesquisa e aprendizado. Procure identificar quais são os principais distribuidores do segmento e vá conhecer.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  78. Thassiano jardim disse:

    Tenho uma concessão de limpeza de telha do paraná,so que tinha que comprar um tanto de produto poe mes, com a crise não deu. O dono da empresa descredenciou me e quiz vender a concessão p/ outro sem falar comigo e meu socio..Embargamos…. não queremos mais faze parte desta concessão que ja deu prejuizo em Uberlandia /goiania / bhz, e tenho meus clientes, tenho pratica no negocio, so que preciso mudar o nome , e divulgar…
    Sem o reembolso da concessão , estou sem capital….
    O negocio é bom , é inedito,mas precisa divulgar… Como vces poderia me ajudar?????
    Ja fui mto lezado, com esse pessoal do Parana,preciso de orientação urgente….
    atenciosamente
    Thassiano

  79. Zuleide disse:

    Olá, li aqui mesmo no site do SEBRAE que há como assisitir palestras sobre empreendedorismo.Quero saber se essas palestras são gratuitas e se tem como se inscrever pela internet.
    Por favor, enviem as respostas no meu e-mail: leisesm@bol.com.br.

    Desde já agradeo a atenção,abraços!

    Zuleide

  80. Lourdesmar disse:

    Olá, eu e mais duas amigas estamos com interesse em abrir um depósito de bebidas (distribuidora) para depois abrir um bar e restaurante e um outro ambiente de dança. Quero saber como proceder diante de tantos objetivos.

  81. EDINEY disse:

    gostaria de uma orientação, estou querendo abrir uma empresa no ramo de AÇO INOX Ex: corre-mão, duto de ar, cubas para restaurantes bares e peças de aço inox em geral.

    Estou pensando em começar de inicio um negocio informal, e logo que a empresa for desenvolvendo formalizaria, ha algum risco?

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Edney

      Qualquer tipo de negócio a ser iniciado deve ser feito em cima de oportunidades identificadas no mercado, ou seja, pessoas que de fato precisam e estão dispostas a deixar de comprar em outro lugar para vir comprar com você.

      Com relação a ilegalidade isso não é recomendável pois você não terá nenhum benefício em termos de empréstimos, vendas para pessoas jurídicas (padarias, restaurantes, lojas, etc) pois vai precisar emitir nota fiscal, o seu processo de compra fica comprometido pois os fornecedores precisarão emitir notas.

      Sendo assim, estude bem o mercado, veja quais é a sua real capacidade de investimento e de suportar um tempo sem tirar nenhum lucro da empresa pois tudo cobrirá os custos iniciais e precisará em alguns casos, o que sobrar, ser reinvestido na empresa.

      Sugiro que se matricule nos cursos on line gratuitos: Iniciano um pequeno negócio e Análise e planejamento financeiro (http://educacao.sebrae.com.br) para aprender alguns conceitos e técnicas de planejamento e gestão empresarial.

      Veja também:

      1 – Não abra antes de responder: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/1

      2 – O início de um novo negócio – um alerta para o empreendedor; http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/05/1

      3 – Quais os custos de um pequeno negócio? Parte 1 – http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/06/2

      4 – Quais os custos de um pequeno negócio? Parte 2 – http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/07/2

      5 – O que é capital de giro e como administrá-lo? http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/05/1

      Sucesso

      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  82. weverton disse:

    Olá, gostaria de saber como faço para abrir um deposito de bebidas e quanto preciso de capital inicial, risco, probabilidades de crescimento eo risco do negócio.

    Tambêm gostaria de saber se o ramo que desejo abrir seria melhor abrir como um deposito só de distribuição ou como se fosse um comércio de de varejo em consumo tambêm no local?

    • Beco Com Saída disse:

      Prezado Weverton
      Independentemente da atividade a ser exercida, é necessário fazer um bom planejamento antes de começar.

      Para que seja viável o negócio, é preciso que existam consumidores com a necessidade de comprar as mercadorias e/ou serviços que pretende oferecer. Entretanto, será essencial que o volume de vendas mensais seja suficiente para pagar todas as despesas / custos e deixar LUCRO.

      Portanto, todos os meses as vendas devem ser maiores que as despesas. É preciso que faça uma estimativa das despesas que vai assumir, como por exemplo: aluguel, salários, encargos sociais, telefone, energia elétrica, água, pró-labore, honorários do contador, impostos etc.

      Recomendo que faça pesquisa junto aos fornecedores dos principais produtos/marcas comercializados numa distribuidora de bebidas.

      É importante que faça uma pesquisa nos sites dos fabricantes de bebidas como por exemplo: produtores de vinhos, sucos, água mineral, refrigerantes, etc para conhecer e buscar informações que possam ajudar na montagem do seu negócio.

      Visite também distribuidoras que já estão funcionando, quer seja na sua cidade ou em outras. Observe, converse, pergunte:

       O que elas vendem?
       Como vendem?
       Prestam algum serviço?
       Como estão cobrando por produto vendido?

      Definindo o que vai vender e qual é o tipo de consumidor que vai atender, poderá pensar na infra-estrutura necessária: o local – o ponto; as instalações; o espaço físico necessário; quantos funcionários vai precisar e para executar quais tarefas; o estoque inicial de por tipo de bebida. A partir disso, precisa calcular qual será o investimento necessário e saber se já possui o dinheiro ou se vai precisar de um sócio que esteja disposto a investir.
      Pense também como fazer para atrair os consumidores?

      – Distribuidora de Bebidas

      Estrutura
      A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 600 m², que será distribuída entre o escritório; galpão que será distribuído ente recepção, classificação das mercadorias, estoque, expedição; e banheiros e vestiários para os funcionários. No projeto deve ser considerado o fluxo de veículos de grande porte para carga e descarga.

      Equipamentos
      Os equipamentos implementados dependerão substancialmente da estrutura que vai ser montada, variando de acordo com o processo e mecanismo de trabalho adotado. Um projeto básico contará com:
      – Prateleiras adaptadas para suportar peso;
      – Empilhadeiras;
      – Carrinhos manuais;
      – Computador para controle de estoque (entrada e saída);
      – Emissor de Notas Fiscais;
      – Veículo de carga para fazer entregas.

      Investimentos
      O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma distribuidora de pequeno porte, voltada para um fluxo de 5.000 litros/mês, montada numa área de 600m2, será necessário um investimento de R$ 220 mil aproximadamente.
      Obs.: o valor aqui estimado não contempla a área física do empreendimento.

      Investindo em AUTOMAÇÃO
      Uma tendência cada vez mais presente nas empresas que buscam o sucesso é automatizar as diversas atividades desenvolvidas. A automação melhora o dinamismo dos serviços oferecidos, reduzindo filas, tempo de espera, agilizando a emissão de notas fiscais, entre outros. Existem muitas opções que possibilitam essa facilidade: caixas eletrônicas isoladas ou integradas, impressoras para preenchimento automático de cheques, impressoras de notas fiscais nos caixas,

      Veja também:

      1) Identificando Oportunidade de Negócios:
      a) http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/04/15/oportunidade-de-negocio/
      b) http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/04/16/o-que-esta-dando-dinheiro/

      2)Legalização de um negócio: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/saiba_mais/juridico/legalizacao_guia_empreendedor

      3)Fluxo de caixa http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/saiba_mais/financas/fluxo_caixa

      4)Como prospectar clientes: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/02/12/como-prospectar-clientes/

      5)Como reconhecer os pontos francos e fortes da concorrência http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/05/como-reconhecer-os-pontos-fracos-e-fortes-da-concorrencia/

      6)Como identificar meus concorrentes http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/05/como-identificar-meus-concorrentes/

      7) Como faço uma análise e pesquisa de mercado: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/03/18/como-faco-uma-analise-e-pesquisa-de-mercado/

      Boa Sorte

      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  83. karina disse:

    sou farmacêutica e quero começar meu próprio negócio na fabricação de cosméticos , tenho um espaço na minha casa que será possível eu montar um laboratório pequeno, vou trabalhar sozinha e pretendo comercializar os produtos via internet. Desejo saber se mesmo sendo feito de forma artesanal se será necessário ter alvará de funcionamento e quais as providências que deverei tomar para iniciar?

  84. everton disse:

    Olá, gostaria de saber como faço para abrir um deposito de bebidas e quanto preciso de capital inicial, risco, probabilidades de crescimento eo risco do negócio.

    Tambêm gostaria de saber se o ramo que desejo abrir seria melhor abrir como um deposito só de distribuição ou como se fosse um comércio de de varejo em consumo tambêm no local

  85. Débora Lopes disse:

    Oi Bom dia!!!
    Pretendo abrir um loja de produtos a R$ 1,99 em parceira com o meu pai, gostaria de algumas dicas de vocês. Esse é um bom ramo? Quanto de dinheiro preciso ter de inicio para abrir uma loja desse tipo? Já pesquisei lojas para alugar e alguns fornecedores.
    Aguardo contato.
    Abraços.

  86. wilson disse:

    Ola
    Abri a pouco um centro de estetica pet e gostaria de maiores informações de como fazer media de salario para os funcionarios que irei contratar, bem como centro de custo e qual seria a melhor ferramenta para administrar o mesmo.
    Pois so irei ter Banho e Tosa e o que envolve o mesmo, não serei um pet shop com vendas de ração e afins.
    Será direcionado a Estetica Pet's.

    Obrigado

    • Beco Com Saíd disse:

      Caro Wilson,

      Os salários dos funcionários são definidos através da Convenção Coletiva de Trabalho/CCT, conforme a atividade exercida pela empresa. A CCT é acordada e assinada entre o sindicato patronal, representante dos empresários e o sindicato laboral, representante dos funcionários, e prevê todos os salários, conforme a função exercida, bem como direitos e deveres, tanto da empresa como do colaborador.

      Quanto ao centro de custo, você deverá identificar em qual setor da empresa o funcionário pertence, seja, da administração, da área comercial, operacional e/ou produção, para incluir em seu sistema de controle de custo /financeiro.

      Sugiro também converse com o seu contador, para maiores explicações e detalhes quanto a sua demanda.

      Sucesso.

      Beco com Saída
      Paulo Henrique
      Contador

  87. angelica silva disse:

    boa tarde!
    estou interessada em abrir algo que eu possa trabalhar em minha propria casa ,mais nao tenho nenhuma ideia formada
    pensei em alguma coisa tipo uma pagina na internet nao sei
    preciso de uma luz de vcs !
    ficarei muito grata.
    abracos!

    • Beco Com Saída disse:

      Prezada Angelica Silva

      Sugiro que leia, medite na série de posts – O início de um negócio para que possa pegar algumas dicas para observar o mercado da sua cidade e/ou região.

      Nós do Sebrae não temos como indicar “o que é que está dando dinheiro ou que vai dar certo” o que fazemos é ajudar as pessoas a identificarem oportunidades de negócios percebidas, ou seja, identificação de pessoas dispostas a comprarem de você o que você pensa em vender e em um volume capaz de deixar lucro no seu caixa no final de cada mês. Pense nisso.

      Estamos a sua disposição.
      At
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  88. Inaê Maria disse:

    ESTOU QUERENDO MONTAR UM NEGÓCIO DE ENTREGA DE MARMITEX. JÁ TRABALHEI NA ÁREA, MAS NÃO SEI COMO CALCULAR OS CUSTOS. PODERIAM ME AUXILIAR NESTE ASPECTO?

  89. João luiz gom disse:

    Queria muito que voces me auxilia-se a abrir meu própio negócio no ramo de bebidas, propiamente dita um depósito de bebidas aqui na cidade que eu moro (Búzios, rj) e queria por gentileza que voces me envia-se algum projeto para que eu possa ter noção desse tipo de ramo e inclusive até o que eu possa vender nesse na loja, como água, cervejas, refrigerantes o que seria mais aconselhável de materias a ser vendidos na loja. A loja que pretendo montar o deposito tem aproximadamente 40m² e tbm tenho uma pick-up saveiro. Aguardo anciosamente por essa resposta e desde já muito obrigado!

    • Beco Com Saída disse:

      Prezado João Luiz Gomes

      Não ficou claro o tipo de empresa que você pretende abrir:

      – É somente para estocagem. Isto é, você vai alugar o espaço para que bares, por exemplo, guardem os seus estoques e os remova quando necessário?
      – Você vai estocar a mercadoria e entregar utilizando a sua pick-up saveiro nos bares e restaurantes que comprarem as suas mercadorias?

      Caso seja a segunda opção juridicamente a figura depósito/distribuidora é igual pois os CNAES que permitem esta atividade econômica é o mesmo. Veja só:

      O CNAE para regularização desta atividade econômica depósito/distribuidora (já que você parece que vai vender para outras empresas) é o mesmo:

      a) 4723-7/00 – Depósito de bebidas (comércio varejista) – compreende o comércio varejista de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, não consumidas no local de venda para as seguintes atividades:

      Código Descrição CNAE

      4723-7/00 ÁGUA MINERAL, DEPOSITO DE; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 BEBIDAS ALCOÓLICAS E NÃO ALCOÓLICAS; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 CERVEJAS, SEM ATIVIDADE DE SERVIR; COMÉRCIO VAREJISTA DE
      4723-7/00 DEPOSITO DE BEBIDAS; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 REFRIGERANTES, SEM ATIVIDADE DE SERVIR; COMÉRCIO VAREJISTA DE
      4723-7/00 SAQUE; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 VINHOS, SEM ATIVIDADE DE SERVIR; COMÉRCIO VAREJISTA DE

      4723-7/00 – Distribuidora de bebidas – que compreende o comércio varejista de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, não consumidas no local de venda para as seguintes atividades:

      Código Descrição CNAE

      4723-7/00 ÁGUA MINERAL, DEPOSITO DE; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 BEBIDAS ALCOÓLICAS E NÃO ALCOÓLICAS; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 CERVEJAS, SEM ATIVIDADE DE SERVIR; COMÉRCIO VAREJISTA DE
      4723-7/00 DEPOSITO DE BEBIDAS; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 REFRIGERANTES, SEM ATIVIDADE DE SERVIR; COMÉRCIO VAREJISTA DE
      4723-7/00 SAQUE; COMÉRCIO VAREJISTA
      4723-7/00 VINHOS, SEM ATIVIDADE DE SERVIR; COMÉRCIO VAREJISTA DE

      Caso você pretenda comercializar para outras empresas, neste caso, as orientações para como abrir uma distribuidora se adequam perfeitamente. Acesse (http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/integra_ideia?rs=Distribuidora de bebidas&id=2501628490B99B60832574B3006A5151&campo=impNeg).

      Se você tiver disponibilidade para encontros presenciais sugiro que se inscreva no Programa Própio na unidade do Sebrae mais próxima de você (0800-570-0800) ou então, você pode se inscrever nos cursos gratuitos e on line do SEBRAE, começando pelo IPGN – Iniciando um Pequeno Negócio (http://educacao.sebrae.com.br).

      Sucesso!
      Beco com Saída

  90. thiago disse:

    BOM DIA,
    GOSTARIA DE ABRIR UM DEPÓSITO/DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS EM SÃO PAULO/SP E GOSTARIA DE DAR UMA OLHADA EM ALGUNS PROJETOS PARA VER QUAL SE ADAPTA MELHOR AS MINHAS NECESSIDADES…
    QUAL O PORTE DA EMPRESA A ABRIR.
    SE TIVER ALGO PARECIDO, FAVOR ME MANDAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL…
    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE

  91. Marcus Paulo Stagi disse:

    BOM DIA,
    GOSTARIA DE ABRIR UM DEPÓSITO/DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS EM MINHA CIDADE, RESENDE/RJ E GOSTARIA DE DAR UMA OLHADA EM ALGUNS PROJETOS PARA VER QUAL SE ADAPTA MELHOR AS MINHAS NECESSIDADES…
    QUAL O PORTE DA EMPRESA A ABRIR.
    SE TIVER ALGO PARECIDO, FAVOR ME MANDAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL…
    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE

  92. qr abri um loja de materias prima para faze sabonete,detegente,amaciante,desinfertante,como devo fazer

  93. evando gomes do nasc disse:

    quero saber si uma serralheria , é um ramo que pode da dinheiro Obrigado

  94. evando gomes do nascimento disse:

    abrir um salão de belesa é um bom negocio? quero resporta .

  95. evando gomes do nascimento disse:

    como participar de palestra no sebrae sem ter empresa aberta. quero uma resporta si posiveis Obrigado

    • Beco Com Saíd disse:

      Evandro Gomes do Nascimento,

      As palestras gerenciais que acontecem nas unidades do Sebrae podem ser assistidas por quem já tem empresa ou para quem pretende abrir uma em um futuro próximo.Se inscreva (0800-570-0800).

      Sucesso

      Beco com Saída

  96. Partindo do princípio de que o empreendedor tenha escolhido abrir um negócio que esteja "dando dinheiro" e que ele tenha uma boa familiaridade com o ramo, esse ainda é apenas o primeiro passo para o sucesso.

    Abraço a todos.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como abrir uma empresa? | BECO COM SAÍDA - [...] maior de 18 anos e ter espírito empreendedor. É indispensável também identificar uma oportunidade de negócio, planejar-se através de …