nav-left cat-right
cat-right

O início de um novo negócio – Parte 3

Plano de Negócios. O que é? Como elaborar?

 O plano de negócios do seu empreendimento é o projeto de sua empresa, no qual cada uma das questões anteriores será esmiuçada, estudada, compreendida e dominada, para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões acertadas como empresário.

 Um plano de negócios então pode ser entendido como um conjunto de respostas que define o produto ou serviço a ser comercializado, o formato de empresa mais adequado, o modelo de operação da empresa que viabilize a disponibilização desses produtos ou serviço e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela empresa deverão possuir e desenvolver.

 O que considerar num Plano de Negócios? – Parte 1

 

Perguntas que devem ser respondidas pelo PN

Definições

Quais produtos ou serviços serão oferecidos ao mercado? Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que os produtos e serviços devem atender necessidades de pessoas ou empresas. No caso da idéia de produtos e serviços que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? O estudo de mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócios.
Como serão obtidos esses produtos e serviços? Se for produção própria, é necessário garantir o domínio tecnológico. Já existe este domínio? Se não, como e onde obtê-lo? Se for por aquisição do mercado, é necessário identificar fornecedores e e avaliar as condições de fornecimento. São adequadas ao seu negócio? Como agem seus futuros concorrentes? Produzem? Revedem? Terceirizam?
O que de melhor será oferecido? Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido ao mercado que seja um diferencial? Que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes para superar a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir outros concorrentes de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é, no atendimento ao cliente.
Quem é e onde está o cliente? O mercado comprador deve ser estimado, deve ser conhecido. Quem comprará seus produtos e serviços? Por que comprarão seus produtos e serviços? Qual será o volume? Com que freqüência comprarão? Onde estão  esses clientes? Como chegar até eles? Como influenciar sua decisão de compra? Qual o volume mínimo de vendas poderá ser conseguido? Como será sustentado esse volume de vendas?

234 comentários to “O início de um novo negócio – Parte 3”

  1. Filipe Miorim disse:

    beco estou fazendo o plano de negocios para uma fabrica de cerveja artesanal, preciso de ajuda. pode me dar um tock como elaborar um bom plano de negocios, para que eu possa ir no sebrae aqui de porto alegre com algo consistente para conseguir um financiamento. obrigado

  2. Flávia disse:

    oi
    quero abrir uma drogaria mais queria saber se é viavel abrir mais uma drogaria aqui na minha cidade.

  3. ELOISA SILVA disse:

    Pretendo abrir uma biscoiteria. É viavel em cidade de interior? Seria a primeira da cidade. Quais produtos posso comercializar?

    • Beco Com Saida disse:

      Prezada Eloisa Silva

      Sugiro que comece lendo (http://vix.sebraees.com.br/es/IdeiasNegocios/abreArquivo.asp?ID=525) algumas dicas para começar a planejar uma fábrica de biscoitos. Se é viável ou não, não sei, porque não assim que se faz o cálculo de viabilidade de um negócio. O que vender? Que tipos de biscoitos as pessoas já compram ai na cidade em outros locais? Você vai vender biscoitos para pessoas com diabetes? Biscoitos para celíacos? Qual público você quer atender? Quem define os produtos é o perfil de cliente que você quer atender, simples assim.

      Quer entender um pouco mais sobre mercado? Dá uma boa navegada nestes link, pois tem dicas preciosas (http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados).

      Sucesso
      Beco com Saída

  4. Josiane Luiza Benedet disse:

    Olá boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda,pretendo abrir uma loja de bijuteria e acessórios,mas não sei por onde começar,qual sera o capital que devo ter para começar,como consigo ter o cnpj,oque precisa para ter isso.
    Fico no aguardo das respostas.
    Desde já agradeço.
    Att
    Josiane

  5. Edgar Ferreira Cabral disse:

    Boa tarde! Pretendo para o próximo ano abrir uma empresa em sociedade com meu sogro. A empresa irá revender produtos de cosmética profissional para salões de cabelereiros. Iremos trabalhar com diversas marcas. Pretendo abrir uma micrempresa cadastrada no SIMPLES. Minha dúvida é quanto a tributação. Em qual ramo de atividade me enquadro? Seria representação comercial? Qual o valor dos impostos que terei de pagar? Este valor é fixo ou vai depender do meu faturamento? Desde já lhes agradeço a ajuda! Edgar.

  6. Eduardo Prado disse:

    Boa Tarde, eu e meu sócio estamos querendo abrir uma sanduicheria, mas nossa idéia é inovadora e tem um grande diferencial das sanduicherias tradicionais, gostaria de saber se tem algum plano de exemplo para que nós possamos avaliar e seguir como exemplo. Fui na palestra de portas abertas para dar o pontapé inicial.

    Att.

  7. Thiago disse:

    Boa noite,
    Sou estudante de engenharia e sempre tive o interesse pelo empreendedorismo. Recentemente tive uma ideia de negócio e venho buscando informações quanto a viabilidade da mesma. Ela está inserida em um contexto de tecnologia e envolve conhecimentos específicos que não domino. Um outro fator complicador é que essa atividade está atrelada ao poder público – o que trará consigo uma burocracia inerente.
    Gostaria de saber se o cenário descrito acima exige alguma atenção, cuidado específico ou característica própria.

    Muito obrigado pelo espaço que foi disponibilizado, um blog como esse é de grande ajuda para aqueles que querem trilhar um caminho tão árduo e ao mesmo tempo tão recompensante quanto abrir a própria empresa.

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Thiago

      Sugiro que leia a cartilha – Identificando uma oportunidade de negócios (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/CBC2CE117F442FC50325714700429E8D/$File/NT000AFAD2.pdf). Calcular a viabilidade da mesma demanda ter um plano de negócios (ideia estruturada) em mãos para fazer as contas. Não tem mágica.

      Empreender demanda encontrar um modelo de negócios (http://www.manualdastartup.com.br/blog/desenhando-o-modelo-de-negocio-da-startup/) que te permita realmente, criar algo inovador e escalável e no time do mercado. Ou seja, a tecnologia que pensa já tem um contexto que pode ser aplicado? Ela vai provocar uma desruptura na forma de consumo e interação por parte do usuário? Quais são as tendências que apontam para este tipo de tecnologia? Como trazer este tipo de conhecimento para o projeto (sociedade, parcerias,etc)? Se você depende de legislação específica para operar, isso pode inviabilizar o seu projeto porque o poder público não funciona no ritmo do mercado.Pense! Reveja!

      Sucesso
      Beco com Saida

  8. Robson disse:

    Boa noite, estou pesquisando e quero montar uma empresa de distribuição ou revenda(vai depender do estudo dos fornecedores) de rações para equinos, bovinos, aves, suinos, caes e gatos. Já estou estruturando um plano, porém gostaria de mais informações sobre esta este tipo de negócio. Também gostaria de saber como faço para montar um projeto e mandar para o BNDES (se é este o caminho) para financiar este emprendimento através do PROGER, pois não tenho disponibilidade de capital.

  9. Fagner disse:

    Olá,

    Quero abrir uma loja de peças de informatica no interior, como devo proceder para ter uma noção da realidade entes de implementar, já que tenho obstaculos como distância.

  10. vanessa disse:

    Bom dia, estou começando do zero, eu mais 2 pessoas estamos planejando uma grife de roupa feminina(uma formada em Moda, outra cursando cinecias contabeis e outra experiência como custureira). Queremos ajuda no planejamento com plano de negócios. Primeiros passos, pois queremos ter pé no chão e começar da maneira mais correta possível.
    Aguardo.
    Obrigada

  11. PAULO disse:

    ola boa noite, me chamo Paulo, faço faculdade de Administração de empresa, e minha esposa faz marketing, e temos muita vontade de em montar uma empresa administradora de condomínios, resido em manaus, e já fiz algumas pesquisas e descobrir que existem mas ou menos três empresas de pequeno porte na região com esse tipo de atividade, e outras mas da parte de corretagens. esse e um mercado que cresce bastante nessa região. preciso encontrar uma maneira certa de iniciar meu projeto e poder toca-lo em frente.

  12. Douglas Lopes disse:

    Olá, quero muito abrir uma academia de musculação mas ainda tenho muitas duvidas de como fazer isso. Gostaria de saber por onde começar e planejar bem esse sonho. Obrigado desde já.

  13. Olá, eu e meu marido já temos uma produtora aberta pois onde ele trabalha ele precisa emitir nota fiscal. Porém, temos a intenção de fazer com que a produtora dê frutos e nós trabalhemos somente com ela. Nossa intenção é fazer transmissão ao vivo e online de eventos de todos os portes e segmentos e, agregado à isso, fazer a produção completa do evento caso seja possível. Qual a necessidade mínima para iniciar esse projeto?

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Claudia Keller

      O investimento inicial para fazer este tipo de serviço vai da capacidade financeira de vocês. Por exemplo: vai ser preciso adquirir câmaras novas para fazer esta transmissão? Esta transmissão, ao vivo, será via Internet (qual plataforma de streaming)? Fazer a produção de eventos: qual será a especialidade de vocês? Por exemplo: eventos empresariais – congressos, seminários? Ou feiras de negócios? Festas de casamento, aniversários? Cada um é um e tem itens que precisam ser adquiridos para dar suporte a cada um. Querem fazer cenografia para eventos? que tipos de tecnologias pensam em usar? A necessidade mínima vai da capacidade de investimento, das demandas de cada público para os eventos que vocês decidirem produzir ou filmar. Não tem mágica, Cláudia. Ponha no papel. Estruture a usa ideia (www.negociocerto.sebrae.com.br).

      Sucesso
      Beco com Saída

  14. Jane patrícia disse:

    Preciso de um plano de negócio preenchido, completo, pode me ajudar?

  15. Elane disse:

    oi, estava pesquisando o comercio local da minha cidade. é uma cidade pequena e praticamente nao existem lanhouses aqui, estao queria saber se é uma boa ideia abrir uma? me da uma ideia por favor,

  16. Julio Anchieta disse:

    Olá, eu quero abrir uma loja de informática (Manutenção e venda de peças e acessórios). Sempre fui autônomo, mas tenho muitos clientes fiéis. Gostaria de saber se é uma boa fazer empréstimo (banco/financeira) e qual seria o mais viável?

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Julio Anchieta

      Você já conversou com os gerentes dos bancos que atuam na sua cidade e já conheceu os critérios (garantias de pagamento exigidas, taxas, juros, prazo de pagamento, valor da parcelas,etc) de cada um certo? Colocou as despesas/custos da empresa iniciante na ponta do lápis? Você vai conseguir pagar, em dia, mais esta dívida logo no início do negócio? Não tenho como dizer qual é o mais viável ou não pois cada instituição financeira tem critérios locais de relacionamento.

      Sucesso
      Beco com Saída

  17. Caroline disse:

    Desejo abrir um negócio na área de serviços oferencendo serviços de limpeza e organização do lar ( serviços domésticos).
    A maioria dos RH se limitam ao recrutamento e seleção onde o contrato fica entre a Dona do lar e a doméstica, mas desejo que este contrato fique entre minha empresa e a doméstica sendo responsável por todo o processo legal, recrutamento, seleção, monitoramento, dispensa etc.
    Preciso de orientação legal sobre a forma de amarrar o contrato de forma que as domésticas não saia da empresa assim que conseguir fixar no emprego.

  18. Enia disse:

    Estou com planos de montar um loja de aluguel de vestidos de fessta em Bh, e gostaria de ajuda de como começar, capital, valores de locação…Dicas de tudo….

  19. Claudia disse:

    Olá tenho 40 anos, trabalho a mais de 15 anos na área comercial de empresas de logistica, distribuição e transportes.
    Decidi que ainda este ano, devo abrir uma empresa de representação comercial, pois assim posso utilizar de meu conhecimento e bagagem profissional de longos anos agora a meu favor.
    Não tenho muita idéia de que tipo de produtos ou serviços poderia representar uma vez que não quero estar muito fora da região onde moro (sp capital, zona norte), portanto gostaria de saber se existe alguma pesquisa por região para que eu tenha algumas ideias de negócio.

    A principio estou pensando em:
    – representação de calçados origem de Franca/SP
    – representação de produtos finos para salões de beleza
    – representação de roupas infantís

    Gostaria de alguma ajuda inicial, meu planejamento é estar iniciando a operação desta minha empresa ainda este ano.

    No aguardo.
    obrigada.

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Claudia

      Acesse (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/RepresentacaoComercial.pdf) para ler algumas dicas para planejar uma representação comercial. No site do SebraeSP (www.sebraesp.com.br) você vai encontrar várias informações sobre os setores econômicos e algumas pesquisas estaduais que dá pra você começar a estruturar a sua pesquisa. A escolha do tipo de produto que pensa em revender demandará que você já tenha uma rede de relacionamentos viva e que possa te ajudar a chegar nos primeiros clientes. Caso contrário, você terá que se esforçar muito mais para apresentar a sua empresa e começar a conquistar clientes. O que você pensa em oferecer em termos de modelo de negócio (http://www.manualdastartup.com.br/blog/desenhando-o-modelo-de-negocio-da-startup/) de forma diferente dos demais escritórios de representação comercial que já atendem estas regiões e setores? Isso precisa ficar bem claro pra você pois vai ser a partir disso que você vai construir estratégias, implementar ações que a ajudem a tornar a sua própria empresa num caso de sucesso.
      O SebraeSP disponibiliza consultorias on line sobre os mais diversos temas, além de um extenso programa de palestras que acontecem nos escritórios próprios ou de parceiros em toda a cidade de SP. Não deixe de buscar ajuda.

      Sucesso
      Beco com Saida

  20. Antonio disse:

    Hola, vivo a 22 anos em Espanha, trabalho a 20 anos na construçao e reformas, vou voltar para o Brasil e quero abrir uma empresa de construçao e roformas en geral, montagen de casas modulares, queria saber a viabilidade da minha empresa.

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Antonio

      Acesse (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/Construtora.pdf) para ler algumas dicas básicas para planejar a abertura de uma construtora no Brasil. Se é viável ou não depende de uma série de fatores:
      – mercado
      – custos, despesas, investimento
      – tecnologias aplicadas
      – mão de obra
      Afinal o início de um negócio (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/BD9542E6A53D191A0325714700665954/$File/NT000AFB32.pdf) demanda do futuro empreendedor que ele aprimore ou adquira conhecimentos sobre o mercado onde pretende atuar, legislação vigente que fiscaliza a atividade econômica, planejamento e gestão de negócios e pessoas. Uma opção é você pedir a algum parente ou amigo que o ajude daqui, pesquisando as coisas básicas pra ir colocando a sua ideia no papel. Ao chegar, procure a unidade do Sebrae mais próxima e agende um atendimento presencial através do 0800-570-0800 para que você possa receber treinamentos e orientações para te ajudar a organizar e depois gerir a sua futura empresa.

      Sucesso
      Beco com Saída

  21. ERNANDES disse:

    Quero abrir um briquedoteca, ok devo fazer?

  22. Clarissa Ravenna disse:

    Estou planejando abrir uma loja de EPI’s. Como eu deveria proceder? Já faço parte da comissão da CIPA na empresa onde trabalho, e senti uma necessidade de fornecimento ágil na região e nas empresas do mesmo ramo, que são numerosas e próximas.

  23. Renata disse:

    Quero abrir uma loja de cosméticos e perfumaria de pequeno porte,mas não tenho ideia do valor mínimo para o investimento sera que podem me ajudar?

  24. Leonardo disse:

    Olá, estou querendo abrir um negócio para vender roupa feminina e masculina gostaria de saber se é vantagem compra da fabrica.
    Obrigado

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Leonardo

      Qual o volume inicial exigido pelas fábricas cujas roupas você pensa em vender? Como é a forma de pagamento para novos lojistas: eles faturam ou só vendem à vista?
      Se você ainda não fez esta pesquisa será quase impossível você escolher o que é melhor para a sua futura empresa no início. Por isso, o melhor caminho, quando não se sabe direito o que pesquisar é botar no papel (www.negociocerto.sebrae.com.br) a sua ideia para que possa ir construindo o conhecimento necessário sobre o negócio e assim fazer escolhas mais conscientes e verdadeiras. Achismos não tem vez no empreendedorismo.

      Sucesso
      Beco com Saída

  25. Carla Cristiane disse:

    Olá, sou cuidadora de idosos e estou me capacitando , para abrir uma empresa que terceiriza mão de obra no ramo de cuidadores de idosos em uma localidade onde a solicitação desses profissionais é muito grande, mas há uma enorme deficiência de profissionais qualificados. estou formando uma equipe de profissionais, estou elaborando folhetos de propaganda como estratégia de marketing, mas estou com dificuldades em elaborar um contrato de direitos e deveres do cliente e da empresa. Como vcs podem me ajudar?

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Carla Cristiane

      Sugiro que agende um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você através do telefone 0800-570-0800 e diga que precisa conversar com um consultor de gestão de empresas e de preferência que seja um profissonal que atue com direito comercial.

      Sucesso
      Beco com Saída

  26. marcia s. gomes disse:

    Bom dia. Estou iniciando um trabalho de fabricação de mini pizzas. Pretendo diversificar os produtos, e mais adiante vender marmitex. Como devo iniciar, como saber se o negócio é viável. Por enquanto fabrico em casa mesmo, fiz curso na área, pratico as boas práticas na manipulação, pradões de higiene, etc. Qual a margem de lucro nesse caso. Grata pela atenção.

  27. NACELIO COELHO disse:

    TENHO UM PROJETO DE ABRIR UMA ESCOLA DE INFORMÁTICA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES, SOMOS TRÊS SOCIOS NOS ESTAMOS TRABALHANDO ENCIMA DO PLANO DE NEGOCIOS ESTAMOS PROCURANDO “IDEIAS” CONCEITOS MAIS CONCRETOS QUE POSSOMOS APRENDER E DIMINUIR OS ERROS DE FRACASOS COMO “FALIR” NÃO SUPORTAR A PRESSÃO” AJUDE-NOS

  28. Vanessa disse:

    Olá, estou planejando abrir meu próprio negocio. A principio gostaria de abrir uma creche para cães e juntamente um hotel e posteriormente ampliar montando um pet shop, com diversos artigos para animais. Gostaria que voces me indicassem como eu posso comecar..em qual cidade seria uma boa opção e demais dicas necessarias.. Quero planejar tudo certinho antes..Afinal faltam 2 anos pra eu me formar em zootecnia e só depois vou abrir meu negocio.. eu moro em maringá -pr..mas acho que aqui nao dará certo isso para caes Obrigada, espero resposta.. Vanessa

  29. Victor disse:

    Boa noite.

    Atuakmente trabalho no ramo varejista de cama, mesa e banho, e estou querendo abrir a minha própria empresa no mesmo ramo, tenho coletado o maior número de informações na empresa que trabalho e também pesquisando o mercado “por fora”. Já sei os produtos que mais vendem, vou utilizar uma estratégia de lista de enxoval e cadastrar a empresa em sites de compra coletiva, penso em fazer a propaganda da loja em rodapés de jornais locais. Estou no caminho certo?

    Desde já, obrigado!

  30. Raimunda Santos disse:

    Eu, minha irmã e uma amiga estamos querendo abrir um salão de costura para consertos e bordados. Na verdade queremos tirar de casa e mudar para um setor comercial. Temos os maquinários e alguns dos materiais que precisamos, mas nos falta capital para montar uma estrutura fora. Tem Banco especifico ou posso vê no meu banco a possibilidade do empréstimo? Posso tratar disso direto com o Banco ou tem que ser via SEBRAE?

  31. Gustavo disse:

    Estou abrindo uma Empresa de Cosméticos onde tenho Fornecedores terceirizados que irão fornece-los. Tenho os produtos já fabricados em fase de testes e já tenho clientes interessados em comercializa-los. Estou tendo dificuldades em um nome bem atraente para ganhar Mercado. São cremes Faciais e para o corpo.
    Alguma sugestão? E estou tendo dificuldade também em locação de casas comerciais por causa da exigência da Vigilância Sanitária. Qual a sugestão para que eu possa reduzir o máximo meus custos?

  32. Rubens disse:

    Prezada Sueli

    Preenchi todo o plano de negócios no programa baixado pelo site do sebrae de MG. Como posso tirar algumas dúvidas referentes a seu preenchimento? Interessei-me pelo curso IPGN mas ao inscreverme, no educação sebrae, diz que não há turmas disponíveis. Alguma solução para eu ter um retornos rápido de minhas dúvidas?

    Atc Rubens

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Rubens

      1) Agende um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você através do 0800-570-0800 e avise no agendamento, que você quer conversar sobre o plano de negócios que montou.
      2) Com relação aos cursos on line do Sebrae, você deve prestar atenção para os períodos de matrícula. O IPGN para que você possa ter uma ideia tem em média 40 turmas com 200 alunos cada funcionando simultaneamente.

      Sucesso
      Beco com Saída

  33. Junior Siqueira disse:

    Bom dia! Estou procurando um local para abrir uma loja de materiais hidráulicos e elétricos (ferramentas em geral), gostaria de um auxilio de vcs, já temos conhecimento do ramo de atuação. Aguardo um retorno.

    Grato

    Junior Siqueira

  34. Maísa disse:

    Não encontro a PARTE 4 desse tópico. Quando clico em 4, aparece a PARTE 3!!

  35. Maísa disse:

    Olá,
    Gostaria de saber a melhor forma de realizar a análise de mercado. Estou fazendo pesquisas, como se fosse uma consumidora, mas estou enfrentando certas dificuldades.
    Minha área de atuação são as editoras de revistas personalizadas e customizadas.

  36. Nina disse:

    Estou iniciando um pequeno negócio que me dará retorno em 2 anos- plantação de mexerica, mais desejo abrir um outro para ter retorno imediato: crepes para festas (já tenho o Know How)como entrar no mercado (tipo de propaganda) sou muito boa no ramo de alimentação: após os dois anos da plantação terei um retorno muito bom, aí sim gostaria de abrir uma creperia, com chocolate quente, sucos exóticos, o que poderei colocar para incrementar: sala de leitura??? um pequeno sarau, enfim minha cabeça está a mil de idéias, como me preparar?

  37. Gustavo T disse:

    Possuo o cadastro de Microempreendedor Individual na área de Confecção, porém sem atividade nos últimos 6 meses … conversando com a mãe da minha esposa (futura empregada e sócia quando a empresa crescer) decidimos que vamos começar de fato a atividade esse semestre.
    Na declaração do imposto de renda se declarar 0,00 de Receita Bruta Total … Isso não vai acarretar minha exclusão do MEI?
    Minha dúvida é essa, pois, depois de meses planejando e analisando o mercado finalmente decidi colocar em atividade a microempresa individual.

  38. vera lucia soares gonçalves disse:

    gostaria de abrir meu proprio negocio,produtos de higiene e limpeza em minha casa como ter uma empreza legalizada.

  39. Marcia disse:

    Boa Tarde, tenho 1 loja de roupas feminina há 10 meses, até o momento não deu lucro nenhum, eu me conformo até o momento, pois as demais lojas no setor têxtil em geral não tiveram 1 ano muito bom tbém., já pensei em colocar junto na loja cosméticos,
    acessórios como (bijuterias, bolsas), mas estou com medo de investir e não dar certo, pois todo mundo está falando que o mercado está parado. No começo qdo. abri a loja tínhamos produtos baratos, mas com qualidade e ninguém comprava,(pois o meu objetivo era atingir o público D, a loja se situa próximo ao terminal de ônibus e tem muita circulação de pedestres.
    Como não vendeu os 3 primeiros meses, resolvi colocar um produto mais de modinha com preço diferenciado, até que saiu bem até setemnbro de 2011, nos últimos meses as clientes acham o meu produto caro, não sei se é pelo fato de ter peças mais baratas na loja, enfim não sei o que faço.
    Atenciosamente
    Marcia

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Marcia

      Realmente a situação parece não estar nada fácil, por isso o seu caso demanda uma conversa pessoal presencial pois não existe, para o seu caso, uma resposta única. Por exemplo: pode ser que o seu mix de produtos não esteja atendendo as demandas/interesses do público que frenquenta a região onde está a sua loja. Pode ser, que o seu cálculo do preço de venda das mercadorias ou a até mesmo a forma de arrumar a vitrine precisa ser revista. Isso sem falar na sua abordagem/atendimento ao público. Este público (D) procura sempre: preço, qualidade e formas de pagamento diferenciadas, sem falar que querem sempre, um certo glamour para alegrar o dia-a-dia.

      Eu sugiro que você ligue para 0800-570-0800 e agende um atendimento presencial para conversar com um dos consultores do Sebrae para que eles possam lhe orientar sobre quais caminhos você poderá seguir e mais, que tipo de conhecimentos você vai precisar adquirir/aprimora para gerenciar de forma sustentável e lucrativa o seu negócio.

      Sucesso
      Beco com Saída

  40. JAMIR VELOSO disse:

    Olá, tenho um sonho, que é montar um loja de troca de óleo para veículos e quero muito realiza-lo. Gostária de ter o maximo de informações e dicas para montar o meu negocio e ter sucesso. com com a ajuda de vocês. Desde já muito obrigado.

  41. Nilde disse:

    Olá, boa noite!

    Estou planejando iniciar um negócio importando vinhos e azeite de Portugal. Já tenho fornecedor. Desejo orientações para os procedimentos necessários e como obter financiamento para este projeto.

    Agradecida desde já

  42. renata disse:

    Olá,
    estou pensando em começar a fabricar casinhas para cachorros com poletileno e revender, quais suas dicas???
    Grata.

  43. Diego disse:

    Olá, boa tarde! Pretendo abrir um campo de futebol society, quais são os itens que devo pesquisar, as licenças, as variáveis para elaborar o plano de negócio e as instituições financeiras para liberar o crédito? É possível indicar uma fonte para auxiliar a elaboração do projeto de viabilidade? Obrigado!

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Diego

      Converse na Prefeitura da sua cidade e veja se o espaço onde pensa em montar este campo atende aos requisitos da lei de zoneamento urbano da cidade e de segurança.
      Orientações para colocar as suas ideias e dados pesquisados no papel (www.negociocerto.sebrae.com.br).
      Instituições finaceiras – bancos que atuam na sua cidade (http://www.becocomsaida.blog.br/2010/06/financiamentos-porque-as-vezes-e-tao-dificil-obte-los/).
      Você procurar desde empresas juniores que atuam neste segmento na universidade da sua cidade ou o próprio Sebrae.

      Sucesso
      Beco com Saida

  44. Durcyanne disse:

    Olá, estou palnejando a abertura da minha empresa, que será uma loja de roupas femeninas, só que quando penso em credito para financiar os meus custos iniciais com que banco posso falar? Existe abertura de crédito para quem não é legalizado ainda?

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Durcyanne

      Você pode conversar com os bancos que atuam na sua cidade. Lembre-se:

      FINANCIAMENTOS, sejam eles para início ou para a expansão dos negócios, o primeiro passo muito importante é que você elabore um detalhado plano de investimentos, contemplando:

      a) sua proposta de negócio: com a criação ou com o incremento
      b) o que o investimento irá contemplar: aquisições, ampliações, capital de giro
      c) quando e quanto: em quais momentos e quais montantes de $ serão necessários
      d) sua expectativa de vendas e de resultados: quanto vai vender e quanto vai lucrar
      e) a projeção do fluxo de caixa: descrição analítica das previsões de entradas e saídas de dinheiro no caixa
      f) a análise da sua capacidade de pagamentos, especialmente frente as parcelas de amortização que estarão sendo contraídas
      g) o que poderá ser oferecido como garantias deste financiamento
      PORTANTO, não basta desejar financiamentos! Acima de tudo é necessário saber demonstrar como esse dinheiro será aplicado e como ocorrerá o seu retorno.

      Sucesso
      Beco com Saída

  45. Flávia disse:

    Bom dia
    Estamos pensando em montar uma loja “estilo conveniências” mas só de empanados, o carro chefe seria empanados (peixe, frutos do mar), já que moramos em cidade litoranea e temos acesso facil a matéria prima.
    Quais as dicas que vcs teriam?

  46. Andeson disse:

    Boa noite,

    Estou com um projeto para abrir uma locadora de veículos.A idéia é começar com 04 quatro carros e espandir aos poucos.
    Gostaria de saber, se pelo fato de a quantidade de veículos ser pequena diminuirá as chances de sucesso da empresa?

  47. gleison disse:

    bom dia!
    olá,quero montar uma empresa revendedora de produtos automotivos,penso em estocar as peças em uma meia água nos fundos de minha casa; como posso fazer e começar o negócio?

  48. Estou tentando abrir uma empresa e este site está ajudando bastante

  49. Norma Sueli Simas Santana disse:

    Moro em uma casa própria onde o portão de entrada é o acesso do morador do primeiro e único andar, quero saber se posso transformar a minha residencia ou parte dela em minha micro empresa a minha visão é um restaurante

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Norma Sueli Simas Santana

      Quem pode te responder esta pergunta é a Secretaria da Fazenda da sua cidade de acordo com a lei de zoneamento urbano da sua cidade e a Vigilância Sanitária (Secretaria da Saúde) quanto as adequações sanitárias do espaço para obtenção do Alvará.

      Sucesso
      Beco com Saída

  50. BRUNO THIAGO disse:

    OLÁ,Mais uma pergunta,
    Suponhamos que sou o proprietário do lava jato, fico apenas no gerenciamento, e tenho um empregado formal, com salário e tudo, e tenho mais um freelancer, no qual é requisitado nos dias de pico, e é pago por semana, há algo errado nisso???
    até mais!!

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Bruno Thiago

      Se você registrar o seu futuro lavajato como EI (Empreendedor Individual) isso não será possível. O EI por lei só pode ter um colaborador seja em regime de CLT ou um estagiário.

      Sucesso
      Beco com Saída

  51. Sueli disse:

    Boa noite, estou querendo abrir uma loja de acessórios femininos inicialmente, nada muito grande gostaria de algumas dicas de por onde começar, ponto, publico,quanto investir inicialmente, emfim sugestões.

    Grata,

    Sueli

  52. BRUNO THIAGO disse:

    Olá BECO COM SAÍDA!
    Eu gostaria de saber se burocráticamente, é dificil manter um lavajato??
    Valeu..

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Bruno Thiago

      Acesse (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php) para conhecer os benefícios do Empreendedor Individual no qual você poderá formalizar o seu futuro lavajato, desde que, você atenda a todos os requisitos da Lei, dentre eles: faturar bruto por ano até 60 mil e só poderá ter UM empregado. No caso do EI a parte que você chama de burocrática é simples porque todos os impostos são recolhidos através de um único formulário (DAS) todo dia 20 de cada mês. Quanto a parte de gestão (fluxo de caixa, compras, vendas, meios de pagamento, gestão de pessoas,etc) é o mesmo de uma outra empresa: tem que ser feito todos os dias para dar sustentabilidade e lucratividade ao negócio.

      Sucesso
      Beco com Saída

  53. Wendel Rocha disse:

    Eu estou pensando em abrir uma empresa e recrutamento e seleção. Qual é a melhor forma de capitar clientes e curriculum??

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Wendel Rocha

      Te devolvo outras perguntas:
      – Que tipo de profissionais você quer fazer recrutamento/seleção? Executivos? Profissionais liberais?
      – Que tipo de empresas você pensa em atender?
      Se você responder a estas questões básicas ficará mais simples para você construir o seu modelo de negócio para ter uma empresa de fato inovadora e sustentável.

      Sucesso
      Beco com Saída

  54. Boa tarde,

    a parte 4 – continuação do plano de negócios não abre a página, fiz várias tentativas por vários links e nenhum traz a página corretamente, sempre carrega a pág. da parte 3, gostaria que fosse possibilitado este acesso.
    Grata

  55. rivania souza disse:

    Pretendo montar um negócio e gostaria de saber qual a região é mais adequada para venda software para supermercados, no que diz respeito a inovação a tecnologia e poder aquisitivo.

  56. Bom dia,
    estou pensando abrir um salão de beleza, eu nascei em uma familia de cabeleireiros ( meu pai e dois irmãos), conheço o setor mas tenho uma experiência muito baixa como cabeleireiro, a minha duvida é:

    -Será que eu posso gerenciar e tornar esse negocio viavel mesmo não sabendo atuar nesse trabalho que é muito artistico?

    -Como achar uma pessoa de confiança pra gerenciar a parte artistica?

    obrigado

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Fabio Friselli

      1) Você pode aproveitar esta fase de planejamento para aprender sobre gestão de negócios (http://educacao.sebrae.com.br e http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx).

      2) A escolha dos profissionais que vão trabalhar no seu salão dependem, entre outras coisas, do perfil do público e do tipo de cabelo que você quer se tornar uma referência. Por exemplo, se você for ter um salão especializado em cabelos afros,uma boa dica é conhecer o Beleza Natural que é um case de sucesso nacional. Que tipo de cabelo pretende tratar?

      Sucesso
      Beco com Saída

  57. neiva disse:

    ESTOU QUERENDO ABRIR MEU PROPRIO NEGOCIO, QUERO UMA LOJA DE ARTIGOS PARA FESTAS INFANTIL.O QUE PRESCISO SABER EM PRIMEIRO LUGAR PARA ESSA IDEIA SEJE UMA REALIDADE?

  58. Sidney Dantas disse:

    Tenho uma sociedade com mais 2 colegas técnicos em construção civil e estou pensando em criar uma empresa de projetos técnicos, mais queria saber em quais setores do ramo da industria do petroleo poderiamos atuar. Em qual setor poderiamos associar mais nossos conhecimentos em contrução. Desde já obrigado.

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Sidney Dantas

      Sinto muito mas esta é uma resposta que você só vai encontrar se aproximar-se destas indústrias. Que tipo de serviços terceirizam? Qual a forma de contratação (licitação, tomada de preços, certificação técnica,etc)? Como pagam? Quais as qualificações técnicas, de qualidade e segurança demandam dos fornecedores no segmento de construção civil? Isso demanda pesquisa no mercado, observação e algumas conversas, inclusive com empresas que prestam ou já prestaram serviços para este tipo de indústria.

      Sucesso
      Beco com Saída

  59. GENECI disse:

    Boa tarde, estou querendo montar uma empresa de LOCAÇÃO DE VEICULOS ESPECIAIS (limousine, carros de luxo e vans) para casamentos e eventos. Tenho dúvidas em relação a legislação e como montar um bom plano de negócio

  60. Matheus disse:

    Boa Tarde Amigo, estou planejando fazer uma loja virtual da empresa dos meus pais, procuro informação sobre e-commerce, como pode me ajudar?

  61. francsyco disse:

    quero abrir uma empresa de informatica e quero saber como vcs podem me ajudar nesse negocio empreendedor

  62. Eliana disse:

    Olá, quero montar um comercio em uma cidade em ascenção no interior de SP, porém não tenho ideia de qual ramo escolher pois trata-se de uma cidade pequena na qual estão sendo abertas muitas industrias e depositos com muita velocidade, trazendo moradores e funcionários. A cidade é carente de vários ramos. Em que parte voces podem me ajudar na escolha de um ramo com retorno financeiro rápido?

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Eliana

      Não tem como dizer abra isso ou aquilo e ainda mais que “dê retorno rápido”. Empreender é algo que demanda preparo e muito esforço do empreendedor para tornar o seu negócio sustentável e lucrativo a cada dia. Não existe mágica.

      Comece lendo a cartilha – Identificando oportunidades de negócios (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/CBC2CE117F442FC50325714700429E8D/$File/NT000AFAD2.pdf) para que possa, quem sabe, começar a olhar o mercado com olhos diferentes em busca das oportunidades identificadas ou que você pode criar para atender as necessidades dos potenciais clientes.

      Sucesso
      Beco com Saída

  63. danilo disse:

    ola sou o danilo
    gostaria de mais informação vou monta uma empresa no ramo de moda feminina roupa cosmeticos bijuterias entre outra coisas no universo feminino mais gostaria de saber quanto e como devo investir o meu dinheiro e enquanto tempo posso espera um bom retorno
    Obrigado

  64. José Eduardo disse:

    Sou funcionário público e estou prestes a me aposentar. Pretendo montar um escritório de advocacia juntamente com imobiliária, sei que conforme estatuto da OAB isso é impossível. Gostria de saber como posso agir para ficar dentro da legalidade e não ter dor de cabeça?, pois tenho visto vários escritórios de advocacia juntamente com imobiliária, inclusive fazendo propaganda, pois já tenho o CRECI e OAB.

    • Beco com Saída disse:

      Prezado José Eduardo

      Como ficar dentro da legalidade e sem dor de cabeça? Seguindo as leis. Estas que você viu com certeza estão de alguma forma fora das orientações, inclusive da OAB.
      São atividades completamente distintas (CNAES).

      Sucesso
      Beco com Saída

  65. Anderson Santos disse:

    Bom dia, quero abrir uma empresa cujo o ramo é confeccionar cartazes para supermercado e faixas inicialmente.O que devo fazer finalizar e concluir o meu desejo?

  66. Luiz Fernando Castorino disse:

    Bom Dia, eu quero abrir uma empresa de transporte para fazer cargas de sucatas em todo o Brasil. O quê devo fazer? Abraços Luiz

  67. Patrícia Macedo disse:

    Óla,estou querendo abrir um balção para vender brigadeiros de varios sabores.
    Gostaria de saber a viabilidade do negocio em Salvador Ba.

    Att,

    Patrícia

  68. Sandrine disse:

    Olá,
    Sou publicitaria e fui convidada para entrar como sócia numa empesa já existente no mercado de comunicação.
    Ocorre que a empresa já tem um nome conceituado na cidade, mas esta registrada como micro empreendedor e o dono atual quer transformá-la em uma empresa definitivamente, área na qual tbém tenho experiência.Como ainda teremos que analisar o “Plano de Negócio” e definir custos e demandas, queria saber inicialmente o que é melhor fazer em 1º lugar. Deixar de ser micro empreendedor, e trasnformar em Simples? existe a possibilidade da empresa estar no nome dos 2?
    Obrigada!

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Sandrine

      Perdão mas está um pouco confuso. Microempresa é um tipo de constituição jurídica que já pode estar no Simples Nacional que é um tipo de regime tributário. Mudar a constituição jurídica de microempresa para pequena empresa depende entre outras coisas do faturamento bruto/ano da empresa. Por lei pode ser considerada microempresa quem fatura até R$ 240 mil reais/ano e pequena empresa para quem fatura até R$ 2.400.000,00. Dependendo da atividade pode ser microempresa e ter como regime tributário o Lucro Presumido ou Lucro Real pois a atividade não é compatível com o Simples Nacional.

      Primeiro conheça a constituição jurídica atual (contrato social) e o regime tributário (balanço de 2010) além do status do CNPJ em todas as esferas (http://www.sitecontabil.com.br/certidoes.htm). Depois junte com os sócios, e o que vocês definirem deve fazer parte de uma Ata (Ex.: como será pago o salário dos sócios: pró-labore mensal ou distribuição de lucros quando houver a cada 6 meses por exemplo?; Qual o valor que será pago a cada sócio? Caso um dos sócios precise se afastar da empresa, por questões de saúde ou porque vai tirar um ano sabático, como será feito e qual o valor do salário dele neste período? Se um dos sócios quiser vender como será calculado o valor mínimo de cada parte o que deve ser observado? Os demais sócios terão a palavra final para entrada de um estranho ou a venda só pode ser feita entre os sócios? Tudo isso tem que constar nesta Ata que deve ser registrada em Cartório para assegurar o relacionamento dos sócios e a estabilidade da empresa em todos os tempos.

      Sucesso
      Beco com Saída

  69. DANILO SANTOS disse:

    Olá! Pretendo montar uma empresa fornecedora de marmitas/marmitex. Apesar de não ter experiência no setor escolhido tenho grande afinidade com empreendedorismo. Vi uma grande oportunidade no negócio devido à correria do dia-a-dia, principalmente em cidades de médio a grande porte. Especificamente no local onde pretendo montar, estão localizadas varias faculdades, além de muitas moradias a serem terminadas em breve. Vejo no grande número de novos moradores e na pouca concorrência ali estabelecida a minha OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO. Gostaria, se posível, de uma opnião sobre a viabilidade do negócio. Obrigado!

  70. Oi meu nome é valeria fui cabeleleira por 3 anos, agora trabalho como secretária mas pretendia retomar minha antiga profissão, tenho uma casa onde pretendo recolocar o meu salão, ela esta precisando de uma reforma e não tenho verba para isso a casa é minha como o SEBRAE pode me ajudar, no caso eu iria reformar somente os dois primeiros comodos,será que é possivel

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Valeria Cristina Peliseu Cantu

      O Sebrae não faz empréstimos e/ou financiamentos isso só é possível junto aos bancos e agências de microcrédito que atuam na sua cidade. Converse com os respectivos gerentes para conhecer os critérios de cada um para viabilizar um empréstimo.

      Sucesso
      Beco com Saída

  71. ivanete, nunes disse:

    eu fui convidada,a comprar uma framquia, de uma,de revendas, de novos produtos enventados, na china, e trasido p o brasil, local de frabricacao curitiba, a franqui nao e alta e de 3,mil reais, e seria montado uma loja em umsaite q devo abrir, sao galoes q nao tem validades agua,filtrada,direto da torneira, como poso faser p proseguir, obrigada?

  72. Everton Veiga disse:

    Olá, estou planejando em abrir uma industria de bloco de concretos, gostaria de saber onde encontro material que pode me ajudar a consolidar esta ideia.

  73. Luis Silva disse:

    Boa tarde
    Estive olhando no site
    http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/20800DA3358E1442032571470043F66E/$File/NT000AFADA.pdf
    e verifico que é para o Código de 2003. Ainda é esse que está em vigor?
    Gostaria de ter mais informação sobre impostos no estado do Maranhão. Poderão dizer-me onde a obter?
    Cordialmente
    Luis Silva

  74. Karina disse:

    Olá,

    Boa tarde,

    Estou querendo montar uma agencia de empregos, tenho dúvidas a respeito do retorno financeiro, quanto tempo terei este retorno? E também com quantos clientes seria bom para eu poder estar iniciando este negócio?

    Grata,

  75. deniege disse:

    boa tarde!!
    gostaria de montar uma micro empresa com financiamentos para aposentados e funcionarios publicos .
    como faço para dar certo e esse tipo de empresa da um bom lucro?

  76. Aline Granado Coelho disse:

    Boa tarde,
    gostaria de abrir um pequena empresa de e-commerce, para vender produtos que eu produzo (a idéia é fazer um site que venda presentes originais, como a empresa Imaginarium, só que personalizados de acordo com o pedido do cliente). Gostaria de saber sobre a viabilidade deste negócio, e por onde começar.
    Grata.

  77. Nando disse:

    Boa noite!
    Gostaria de abrir um e-shop para revender produtos importados.Gostaria de começar como pessoa física e depois legalizar como loja…o capital necessário não é alto,e conto com a ajuda de um sócio.Poderiam me ajudar explicando o que fazer desde o início?Obrigado…

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Nando,

      Conforme a legislação vigente, não é possível comercializar produtos como pessoa física. Sendo assim, recomendamos que se formalize como Empreendedor Individual, Empresário Individual ou Sociedade Limitada, optante pelo SIMPLES NACIONAL, conforme as particularidades de sue empreendimento.
      Acesse (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm) para outras informaçoes.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

      • Nando disse:

        Em vendas pela internet?Como assim NÃO É POSSÍVEL?E o Mercado Livre,sites pessoais,associação de artesãos,etc?Preciso ter renda e mercadoria antes de me tornar um Ei,não me tornar um Ei para depois pensar no que fazer….

        • Beco com Saída disse:

          Prezado Nando

          Todas as figuras que você citou são PJ. Ou seja, empresas com endereço fixo, que emitem NF e prestam contas para a Receita Federal como todas as outras empresas.

          Sucesso
          Beco com Saída
          Vivianne Vilela

  78. andre disse:

    quero abrir uma empresa no ramo de presta çao de servissos tecerisado.
    posso optar poelo nacional simples?

  79. lioji kogake disse:

    oi estou querendo abrir uma empresa para alugar caminhao munck ja procurei na internet sobre o assunto mais nao tem nada que me de uma base boa pra saber do ramo
    na minha cidade nao tem esse tipo de serviço gostaria de saber mais ou menos como e o retonro etc…
    um sabe de um modelo de gestao poderia me ajudar?

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Lioji Kogake

      Em primeiro lugar você não vai achar isso descrito timtim em um único lugar. Vai demandar pesquisa de mercado na região onde pensa em fornecer este tipo de equipamento para as empresas.

      Por exemplo:
      a) Qual o volume e frequência as empresas aí na cidade/região aluga este tipo de veículo para carregamento, descarregamento, transporte e movimentação de máquinas e peças pesadas?
      b) Quem fornece este tipo de solução na cidade? Quantas empresas?
      c) Como estas empresas pagam pelo aluguel – à vista, faturado para 30 dias, faturado e parcelado em 30, 60 e 90 dias?
      d) Você tem capital próprio para adquirir o caminhão ou vai precisar de financiamento?

      Se faz necessário que você coloque no papel a sua idéia e os dados pesquisados para que possa fazer as contas e calcular a viabilidade financeira e depois o retorno financeiro deste tipo de negócio no mercado onde pensa em atuar.

      Modelo de gestão? Modelo de gestão tem a ver com a estratégia de atuação da empresa. Tem a ver com o estilo do líder da empresa. Não seria uma orientação para fazer o plano de negócios (http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/consulte-a-viabilidade/plano-de-negocio/integra_bia?ident_unico=1440) para que possa estruturar a sua idéia?

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  80. Susana Gomes disse:

    Bom dia, meu marido tem uma empresa no ramo de construção civil a mais de 10 anos, mas esta praticamente parada, hoje ele presta serviços com nome da empresa, emite nota fiscal, tem contador enfim esta tudo certo com a empresa, mas desde o começo foi mal administrada. Ele tem dificuldades de arrumar clientes.
    Quero tomar frente do negócio, pois estamos passando dificuldade financeira, não me conformo pois temos condições de progredir.
    Não sei por onde começar, conto com a ajuda de vocês

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Susane Gomes

      O grande desafio de todo empresário é vender e vender bem os serviços que presta ou os produtos que fabrica. Aprender a vender e vender pelo preço que cobre os seus custos, que dê lucro e que o mercado aceita a pagar é um desafio diário. O Sebrae desenvolveu um curso on line gratuito para ensinar os empreendedores a vender (Como vender mais e melhor – http://educacao.sebrae.com.br). Criar e manter uma boa rede de contatos no setor também ajuda na formação de parcerias e no fechamento de novos contratos.
      Como é que as pessoas na sua cidade contratam os serviços que a sua empresa pode prestar no ramo de construção?
      Como você pode divulgar os serviços desta empresa na cidade?
      Quais parcerias você acha que é possível começar a negociar? (Ex. casas de material de construção, arquitetos, engenheiros,decoradores,etc)
      A empresa tem site onde deixa claro o que a empresa faz, como faz e as vantagens de contratar os serviços dela?
      A documentação da empresa está em dia para participar por exemplo das licitações das Prefeituras da região para fazer, por exemplo, reformas nas escolas da rede municipal?
      Pense nisso.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  81. Vanessa disse:

    Olá!

    Estou pretendendo abrir uma empresa no ramo do comércio, uma loja de roupas na verdade. Porém não tenho capital de giro. Como devo proceder?

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Vanessa

      Dica sobre financiamento leia (http://www.becocomsaida.blog.br/2010/06/financiamentos-porque-as-vezes-e-tao-dificil-obte-los/).

      Você já tem o dinheiro para investir na abertura da loja (ponto, reforma, estoque, divulgação) e vai precisar somente do capital do giro para sustentar a empresa nos primeiros meses?

      Converse com os gerentes dos bancos da sua cidade para conhecer as linhas de crédito e as exigências de cada um para vializar o tipo de financiamento que você precisa e que atende a capacidade de pagamento da sua futura empresa.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  82. fernando disse:

    olá,
    Trabalhamos há dois anos com uma boa carteira de clientes com relação a embalagens plásticas e pescados. Não tomamos nenhum tipo de capital, aliás o que vendemos paga nossas despesas, pois terceirizamos tais produtos, temos a necessidade de uma orientação maior como uma consultoria, e também qual seria a melhor estratégia de financiamento de máquinas para expandir o nosso negócio, de uma vez que já temos uma boa clientela??

    obrigado!

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Fernando

      Para agendar um atendimento presencial para conversar com um dos nossos consultores na unidade do Sebrae mais próxima ligue para 0800-570-0800. Com relação a pesquisa para encontrar o melhor financiamento isso você pode fazer seja pela internet (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Navegacao_Suplementar/Perfil/Micro_Pequena_e_Media_Empresa_e_Pessoa_Fisica/) ou conversando com os gerentes dos bancos que atuam na sua região. A estratégia tem que ser compatível com a capacidade de pagamento da empresa das parcelas contratualizadas com o agente financeiro. Ou seja, a gestão financeira da empresa precisa estar na ponta do lápis para assumir mais uma dívida.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  83. olá já sou empreendedor há 2 anos ,trabalho com aluguel de máquinas,e sou comerciantes tambem,vendo milho canjiquinhas de miho e arroz, mas quero comprar mais máquinas e aprender fazer racão mas o capital ainda falta, pois tive que comprar olote e estou construindo o galpão. qualrumo devo tomar?

    • Beco com Saída disse:

      Prezado Leonardo Lucio Bispo

      Em primeiro lugar é preciso implantar processos gerenciais em cada um destes negócios para que você saiba realmente de onde vem o seu lucro e onde pode estar tendo perdas, por exemplo, o que gera a falta de capital de giro. Ou seja, é preciso colocar tudo no lápis, rever os preços de venda, os processos de compra/venda, as estratégias de divulgação e venda dos produtos. Com isso em mãos ficará mais fácil você estimar quanto de fato precisa para alavancar os negócios de forma que você consiga quitar as parcelas em dia sem colocar em risco nenhuma das empresas. Paralelo a isso termine a construção do galpão, encontre alguém na região que ensine a fazer ração. Veja se na unidade mais próxima do SENAR,por exemplo, tem este tipo de curso.

      O Sebrae disponibiliza 11 cursos de gestão on line, gratuitos: http://educacao.sebrae.com.br além de cursos e palestras presenciais (0800-570-0800) nas unidades do Sebrae. Neste número você também pode ligar para agendar um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você sempre que precisar conversar com um dos nossos consultores.

      Sugerimos que você dê uma boa navegada pelo site: http://www.sebrae.com.br/momento/tenho-um-negocio-com-menos-de-2-anos pois lá vai encontrar dicas preciosas para começar a melhorar os processos gerenciais nas empresas.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  84. Bruna disse:

    Olá, estou prestes a abrir uma empresa de Pet Shop e preciso concluir o Plano de Negócios.
    Qual item é indispensável para um plano de negócios bem feito?

  85. Patricio disse:

    Olá, achei muito boa a explicação sobre a criação de um plano de negócios, mas eu queria pedir a ajuda para a elaboração de um plano de financiamento para uma microempresa Agroindustrial e os documentos necessários, como devo proceder?

  86. Claudia disse:

    olá
    Gostaria de saber se e quando é vantajoso comprar uma empresa que já existe ao invés de abrir uma nova. Ainda não tenho uma área de negócio definida, mas visitei alguns sites de venda de empresas e lá eles citam até o faturamento e lucro. Num primeiro momento, parece atrativo. Qual sua opinião.
    grata e parabéns pelo blog
    Claudia

  87. Glaucia Viana disse:

    Olá…
    Boa noite!
    Gostaria de abrir uma loja de roupas e acessórios,voltados para o público feminino e masculino com poder aquisitivo médio.Já trabalhei com vendas,mas como empregada.Peço encarecidamente a ajuda de vocês.
    Desde já agradeço.

    • Beco com Saída disse:

      Prezada Glaucia Viana

      Como abrir uma loja de roupas e acessórios (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/LojadeRoupaseAcessoriosFemininas.pdf). Para organizar melhor as suas idéias sugerimos que você utilize a estrutura do Negócio Certo (www.negociocerto.sebrae.com.br) além de se matricular no curso on line, gratuito – Iniciando um pequeno negócio (htt://educacao.sebrae.com.br) e depois fazer os outros cursos para adquirir conhecimento sobre gestão de empresas. Ser dona de um negócio demanda conhecimento e domínio de técnicas que vão além das vendas.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  88. Aline Rodrigues disse:

    Quero abrir uma loja para vender lingerie, moda praia e roupas. Só que as peças de lingerie e moda praia eu mesma já as faço faz 2 anos e gostaria que você me indicasse alguns site que falassem a respeito do mercado. Eu já fiz alguns cursos do sebrae para ficar por dentro de como gerenciar o meu negócio mas ainda estou com duvida.

  89. Bruno disse:

    Viviane,

    Você teria um modelo de planilha de custos, onde eu possa colocar meu planejamento de negócios adequadamente?

    obrigado

  90. rafael disse:

    Olá estou com grandes planos para abrir uma empresa que trabalhe com desenho e pintura, eu tenho facilidade para desenhar copia ou ate mesmo e melhor criar desenhos e pintura e a minha cidade Catolé do Rocha – PB não possui empresas desse tipo, como aqui não tem muitos cursos eu estou fazendo o curso de letras, o sebrae teriam como me ajudar em algum curso dessa area.

    • becocomsaida disse:

      Prezado Rafael

      Sinto muito mas o Sebrae não tem cursos de desenhos e arte. O nosso foco são os cursos para abertura e gestão de empresas.

      Quanto a abertura do negócio uma pergunta: como é o processo e a frequência de compra deste tipo de produto aí na sua cidade? Onde as pessoas aí de Catolé compram arte e como compram (à vista, por encomenda, a prazo)?

      Sugiro um curso on line, gratuito, para você organizar as suas idéias e os dados pesquisados: Iniciando um pequeno negócio (http://educacao.sebrae.com.br).

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  91. patryck disse:

    olha tenho loja de conveniencia estou precisando de dinheiro pra fazer fundo de caixa o q posso fazer

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Patryck

      Uma das primeiras coisas que deve ser feita talvez seja rever o seu processo de compra (à vista, ou com 30 dias) e venda (a prazo, 30, 60); e também o valor médio do que é vendido via cartão (alguel do POS + taxa cobrada por transação + prazo de recebimento da operadora). Estes prazos precisam coincidir com o seu prazo para pagamento das despesas/custos/salários e dos fornecedores. Como é feita a gestão financeira da sua loja? Tem quanto de estoque (dinheiro imobilizado)? Ou não trabalha com estoque?

      Os bancos costumam ser mais receptivos quando o empreendedor apresentar a sua capacidade de pagamento, em dia, do valor a ser liberado. Além é claro de analisar o tempo de relacionamento do cliente com o banco, as garantias dadas pelo empreendedor, além é claro da viabilidade do negócio onde o dinheiro vai ser aplicado. Converse com os gerentes dos bancos na sua cidade e veja quais são os critérios de cada um deles. Assim fica mais fácil para você analisar e tomar a decisão que melhor atende a sua capacidade de pagamento em dia e da sua empresa.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  92. lucival carvalho disse:

    ESTOU TENTANDO SER DONO DO MEU PRÓPRIO NEGOCIO MORO EM OIAPOQUE -AP E PRETENDO ENTRAR NO RAMO DE COMERCIO DE FILE DE PEIXE, CRUSTÁCEOS E MOLUSCO E FORNECER PARA MERENDA ESCOLAR, E AO VISITAR ESTA PAGINA HOJE ACHEI INTERESSANTE O PLANO DE NEGÓCIOS.

  93. William disse:

    Olá, Beco Com Saída, tudo bem?
    Estou com muitas ideias pra se montar uma empresa de automação residencial na região do ABC Paulista, e gostaria de obter informações de como posso iniciar meu plano de negócios.

    Obrigado,

    William

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado William

      Sugerimos que use a estrutura do programa de orientação empresarial, on line – Negócio Certo (www.negociocerto.sebrae.com.br) para organizar as suas idéias, os dados pesquisados, etc. Se seguir todas as etapas no final você terá criado o seu plano de negócios. Lembre-se de utilizar dados os mais próximos da realidade do negócio/setor/mercado onde você vai atuar.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  94. Luciano disse:

    BOM DIA.

    Procurei informações desta instituiçao por telefone e pessoalmente por três vezes, e o que eu senti foi que existe uma distância muito grande entre o que a mesma se propoem e o que recebemos de informação, seja por falta de pessoal ou de esclarecimento.

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Luciano

      Sinto muito, se você não ficou satisfeito com as informações que obteve quando procurou esta Instituição.
      Se for possível, gostaria de saber qual é a sua necessidade. Se eu puder ajudar a esclarecer o papel do Sebrae, estou à disposição.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  95. Samantha disse:

    Bom,gostaria de uma ajuda e dica ,pois estou muito interessada em montar um barzinhopra mim ,e gostaria de algumas dicas ,ou site que eu possa estar olhando ..obrigada

  96. William Ribeiro disse:

    bom dia, eu sou um microempreendedor, trabalho com informática, manutenção e cursos, gostaria de saber onde conseguir um formulário pra montar um projeto, pedindo financiamento para ampliação e aquisição de materiais, ferramentas e construção, sendo que já tenho o terreno, no qual também é minha casa, sobrando espaço para construção de até 80m².

  97. Fúlvio Gomes disse:

    Eu ja estou bem avançado em minha empresa, temos apena 18 meses mas andamos como se tivesse 10 anoz. Tenho muito conhecimento do que faço e a empresa esta indo bem até agora.
    porem cheguei muito rapido onde chegamos e agora vejo que terei dificuldades nos proximos passos financeiros ja que não é meu forte.
    por isso estou buscando ajuda antes que me veja num beco.

  98. cleber disse:

    ola estou interessado em abrir uma microempresa de fabricação de detergente , sou tecnico em quimica e gostaria de orientação necssaria para isso, se pderem me ajudar agradeço

  99. Fabio Reis disse:

    Acabei de inaugurar minha escola de dança de salão gostaria de dicas de como ter um melhor controle sobre a parte financeira e fazer captação de clientes

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Fabio Reis

      Uma boa opção é entender os conceitos e técnicas que envolvem a gestão financeira. Se matricule no curso, on line, gratuito – Análise e planejamento financeiro (http://educacao.sebrae.com.br).

      Na Biblioteca On Line do Sebrae (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/) click no banner "Instrumentos Gerenciais" lá tem vários exemplos de controles financeiros que você pode aplicar na sua empresa.

      Nas unidades do Sebrae temos palestras e cursos sobre gestão financeira. Ligue para 0800-570-0800 para saber qual é a programação na unidade mais próxima de você.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  100. Francine disse:

    Olá! Bom, estou trabalhando na construção de meu Plano de negocio para um Emporio de Ervas e produtos integrais. Como consumidora vejo um grande potencial nessa area mas gostaria da opniao de voces. A ideia comeca como um Empório que promovera a cultura do bem estar através de produtos naturais, coloniais, integrais, orgânicos, sem lactose, sem glúten, diet, light. Comecei a organizar produtos e materiais que vou precisar mas tenho me preocupado mesmo em como achar os fornecedores corretos, em como agir nesse processo de negociacao. Bom, qq parecer de voces ja me deixaria feliz pois nao tenho encontrado muitos materiais sobre lojas nesse ramo (a nao ser a futura concorrencia). Obrigada

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezada Francine

      O Sebrae não faz indicação de fornecedores. Uma opção no seu caso é entrar em contato com os fabricantes de produtos que você já conhece e que vendem produtos com os quais você se identifica. Uma outra forma, por incrivel que pareça é visitar, usar os produtos e serviços oferecidos pela concorrência. Observe a forma como os clientes consomem os produtos e os serviços oferecidos por eles, a forma e a frequência de compra, o valor do ticket médio,etc. Vivencie um pouco este negócio nos ambientes dos concorrentes que atuam na sua região ou em outros Estados.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  101. Lorena disse:

    Eu estou querendo abri uma empresa para trabalhar com ginastica laborial e fisioterapia a domicilio.
    Como faço??

  102. jason disse:

    olá, estou entrando de socio em uma loja de roupas masculinas e feminas para o publico infantil.Gostaria de saber quais os cuidados devo ter e como gerenciar para que não tome prejuizo ou seja passado para trás,uma vez que não poderei esta presente 24hs na loja.Desde já agradeço

    Aguardo resposta

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Jason

      Os pontos importantes que devemos analisar ao adquirimos uma loja de roupa, são:
      1 – Levantar valores do Ativo da loja, ou seja:
      – Qual o valor do estoque;
      – Qual o valor do imobilizado (prateleiras, computadores, impressoras, etc.);
      – Qual o valor do ponto;
      – Qual o valor do contas a receber ( cheques pré-datados, duplicatas, etc).
      2 – Levantar valores do Passivo da loja, ou seja:
      – Contas a pagar (fornecedores, outras contas);
      – Empréstimos bancários;
      – Processo jurídico ( se houver).
      3 – Analisar viabilidade do negócio (loja) ou seja:
      – A loja é rentável? Qual o valor do lucro mensal?;
      – É possível aumentar o faturamento da loja e conseqüentemente o lucro?;
      – Baseado no lucro, qual seria o retorno do investimento?;
      – Além do valor estipulado pela loja, preciso investir mais dinheiro, para melhorar o faturamento?
      Para chegar a conclusão se o negócio é viável, após essas informações, é preciso projetar o futuro da loja, ou seja, saber qual o lucro projetado, baseado na possibilidade de crescimento, e qual o impacto desse lucro no fluxo de caixa.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  103. ANA PAULA disse:

    OLÁ,ESTOU COM PLANOS,DE ABRIR UM SALÃO DE BELEZA,COM A MINHA SOGRA…ESTAMOS ANIMADAS,PORÉM TEMOS VARIAS DUVIDAS DE COMO DAR UM PRIMEIRO PASSO?

  104. Graziele Delgado disse:

    Tenho varios cursos do SEBRAE de Empreendedorismo, até então sempre trabalhei para outrars empresas, mas me mudei para a capital de goiás, e agora vejo que estes cursos do SEBRAE como Aprender a Empreender e o EMPRETEC podem me ajdar a abrir uma pizzaria, porem me falta receita(R$) para este empreendimento, o que me sugerem?

  105. Janaína Perei disse:

    Gostaria de saber como faço? Trabalho com roupas infantis (venda – sacoleira), mas quero abrir uma loja, meu marido, está no ramo empresarial a 8 meses, abriu uma empresa de decoração de elevadores, mas o instrumento pelo qual trabalha é diferente no ramo da logística. Quero entender tudo desde o mais elementar como abertura de CNPJ até a pesquisa de loja no centro comercial mais badalado de SP (Brás). Tem algum curso direcionado a estas dúvidas?
    Obrigado
    Janaína.
    Por favor envie para mim a resp. por e-mail.
    Grata.

  106. PRISCILA MARIA NOGUE disse:

    trabalho com chocolates a 5 anos com frabricação caseira e, quero saber qual o primeiro passo para abrir uma loja.

  107. Roberta disse:

    como administrar uma serralheria?
    estou com problemas com meu marido por causa disso ele me chamou para fazer isso mas estou muito perdida

  108. Denilson disse:

    Tenho uma pequena empresa de transportes expressos, de moto e utilitários, não estou conseguindo clientes novos, possuo qualidade e preço, fiz pesquisa de mercado e existe nicho para esse serviço na região que atuo, porém existe dificuldade de ampliar minha carteira, o que posso fazer?

    Denilson

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Denilson

      As questões relacionadas a prospecção e conquista de novos clientes tem a ver com as respostas que você encontrou aí no mercado/território onde atua quando foi abrir a empresa para algumas perguntas como estas:
      Quem comprará seus produtos e serviços? Por que comprarão seus produtos e serviços? Qual será o volume? Com que freqüência comprarão? Onde estão esses clientes? Como chegar até eles? Como influenciar sua decisão de compra? Qual o volume mínimo de vendas poderá ser conseguido? Como será sustentado esse volume de vendas?

      Algumas dicas sobre prospecção de clientes: http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/11/1

      Sucesso

      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  109. wagner disse:

    QUERO ABRIR UMA EMPRESA DE RECARGA E VENDA DE CARTUCHOS,GOSTARIA DE SABER EM DEIA QUANTO É O CUSTO E QUAL A LOCALIDADE NO RIO MAIS PROPICIO PARA UM EMPREENDIMENTO COMO ESTE TER CRESCIMENTO?

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Wagner

      Informações sobre o planejamento e abertura de uma empresa de recarga de cartuchos acesse (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/Empresaderemanufaturadecartucho.pdf).

      Com relação ao melhor local aí no Rio não temos como dizer. Isso você vai responder quando identificar onde estão os seus consumidores. Eles serão residenciais ou comerciais? Um misto? Isso você vai responder quando começar a andar e prestar atenção no público que você pretende atingir na sua loja. A sua loja terá serviços de entrega em determinada região? Ou vai funcionar somente na loja? Pense nisso, aí vai ficar mais fácil você identificar o melhor ponto aí no Rio.

      Sucesso
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  110. marcos vinicius disse:

    tenho uma empresa a quase 1 ano , um bar q era voltado para shows com 12 funcionarios , tive varios problemas com fiscalizaçao ambiental , fui multado varias vezes hoje estou praticamente falido sem nem um capital de giro , com apenas um funcionario e gostaria de uma opiniao para dar a volta por cima . desde ja obrigado.

    • Beco Com Saíd disse:

      Marcos Vinicius,

      Sugerimos primeiramente que você elabore um Diagnostico Empresarial, para verificar e/ou identificar a real situação de sua empresa em todas as áreas relacionadas a Gestão Empresarial, tais como: Administrativa (Clientes, Fornecedores), Financeira (Controles Gerenciais, Fluxo de Caixa), Comercial (Mercado, Compras, Vendas, Prestação de Serviços, Estoques), Capital Humano, e Marketing, onde poderá identificar quais são os aspectos positivos e negativos e os pontos fortes e fracos da sua empresa e quais as áreas necessitam de mudanças, adaptações ou alterações, visando melhoria da Gestão por completa e não somente na Área Financeira.

      Com o trabalho e com sua experiência no mercado, você poderá reavaliar quais os principais fatores que contribuiram para atual situação e que deverão ser modificados para reverter a situação.

      As unidades do SEBRAE possuem consultorias especificas, para atendimento individual, na área de Gestão Empresarial.

      Veja também

      1 – Erros e acertos na gestão empresarial http://acdematos.wordpress.com/2009/08/03/75

      2- Quais informações eu preciso ter DIARIAMENTE sobre o meu negócio? http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/08/1

      3 – Quais são os controles básicos de gestão?
      http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/1

      4-Administração da pequena empresa brasileira http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/09/0

      5-Indicadores, sinalizadores da vida empresarial –
      http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/06/0

      Boa Sorte e Sucesso!

      Beco com Saída
      Paulo Henrique

  111. Jane Lima disse:

    Bom, boa tarde!
    Tenho um grande desejo em abrir um centro de estética, mas gostaria de saber os passos que terei que seguir. Sei que são muitos, pois já assisti a várias palestras do Sebrae e os palestrantes falam sobre os cursos que devemos fazer para que cheguemos a algum resultado. Porém, os consultores falaram também, sobre um plano de negócios que é a primeira medida que devemos adotar.
    Gostaria que saber como é feito este plano de negócios, se é pago, se em caso de um plano de negócio por sua elaboração tornar-se viável e de possível execução aos olhos do Sebrae, como o mesmo influencia nesta situação??? Em caso de aprovado, existe algum tipo de financiamento? Se houver este financiamento, como é feito? Através de que banco??? É de curto, médio ou longo prazo? Ou as três situações dependendo de cada projeto??
    Bom, desde já agradeço a atenção e espero que possam me ajudar!
    Bjos a todos….

  112. Iris Regina Filgueir disse:

    Olá,
    Sou dentista e gostaria de dicas a respeito de como captar novos clientes.

  113. EDWIGES disse:

    ESTOU COM UMA PRODUÇÃO ARTESANAL DE QUALIDADE DE PAO DE QUEIJO VENDO RAZOAVELMENTE BEM,PARA AMIGOS E ALGUNS ESTABELECIMENTOSO QUE DEVO FAZER PRA ENTRAR NO MERCADO?COMO CONQUISTAR MAIS CLIENTES?

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezada Edwiges

      Produção de alimentos, mesmo que caseira, demanda o seguimento de uma série de regras da ANVISA, pois você faz manipulação de alimentos. Estas regras orientam desde a adequação do local, o processamento, embalagens, etc. Acesse (http://www.anvisa.gov.br/alimentos/index.htm).

      Depois dê uma olhada sobe a nova legislação do EI (Empreendedor Individual) – http://www.portaldoempreendedor.gov.br para ver se a sua atividade econômica se enquadra na nova legislação para que possa legalizar a sua atividade além de adquirir alguns benefícios.

      Com relação a mercado sugiro que procure no seu bairro espaços onde há movimento e que seja possível gerar propaganda boca-a-boca do seu produto. Por exemplo: salões de beleza, escolas, feiras livres, empresas, locadoras,etc. Onde você pode oferecer pequenas porções para degustação deixando o seu cartão para futuras encomendas. É um jeito razoavelmente barato e que funciona mais do que panfletagem para conquistar novos clientes no seu caso.

      Agende um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima (0800-570-0800) para conversar com um dos nossos técnicos.

      Sucesso!
      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  114. izaiasjosedesouza disse:

    ;quero abrir uma loja de embalagens e estou me entregando decorpo ealma ;estou fazendo cursos no sebrae; estou muito otimista. obrigado

    • Beco Com Saíd disse:

      Olá Izaias Jose de Souza, bom dia

      Que bom que já está preocupado com o planejamento da abertura do seu futuro negócio. Sabia que a falta de planejamento e de conhecimento/vivência sobre o negócio é um dos motivos que mais levam a falência dos negócios em 2 anos?

      Para que seja viável o negócio, é preciso que existam consumidores com a necessidade de comprar as mercadorias e/ou serviços que pretende oferecer. Entretanto, será essencial que o volume de vendas mensais seja suficiente para pagar todas as despesas / custos e deixar LUCRO.

      Portanto, todos os meses as vendas devem ser maiores que as despesas. É preciso que faça uma estimativa das despesas que vai assumir, como por exemplo: aluguel, salários, encargos sociais, telefone, energia elétrica, água, pró-labore, honorários do contador, impostos etc.

      É preciso avaliar onde existe o maior número de consumidores com necessidade de comprar aquilo que pensa em vender na sua empresa. Onde eles estão? O que eles exigem? Como pagam? Com que frequência eles compram?

      Lembre-se que a empresa para ser viável, precisará alcançar um volume / valor de vendas mensais, que seja suficiente para pagar todas as DESPESAS + CUSTOS e deixar LUCRO.
      Será preciso avaliar o mercado, identificando os hábitos dos consumidores, as preferências, o poder de compra.

      Da mesma forma que é fundamental conhecer os concorrentes que já atuam no local. Visite-os. Observe o que vendem, os preços praticados, o tipo de clientes que atendem, como atendem, como fazem a exposição dos produtos etc.

      Faça um levantamento junto aos fornecedores das mercadorias que pretende vender: como eles vendem – preços, prazos de pagamentos e de entrega, quantidade mínima.

      A localização / ponto deve estar de acordo com o público que vai atender, como por exemplo: o endereço, estacionamento, as facilidades de acesso, a vizinhança, a visibilidade da loja.

      A identificação do público alvo também será determinante para a estimativa do investimento inicial: se a padaria será mais popular ou mais elitizada, se as instalações serão mais simples ou mais sofisticadas, se requer um espaço maior ou menor; se o estoque inicial precisa de muita diversificação de itens / produtos.

      Procure visitar feiras / eventos do setor, onde poderá enriquecer a sua pesquisa e aprendizado. Procure identificar quais são os principais distribuidores do segmento e vá conhecer.

      Veja também:

      1) Início de um novo negócio http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/1http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/11/0

      2) Identificando Oportunidade de Negócios:
      a) http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/04/1
      b) http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/04/1

      3)Legalização de um negócio: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/

      4) Loja de embalagens para presentes: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/

      5) Comércio de embalagens: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/

      Se no decorrer da organização das suas idéias (plano de negócios) quiser conversar com um dos nossos consultores agende um atendimento presencial (0800-570-0800) na unidade do SEBRAE mais próxima.

      Boa Sorte!

      Beco com Saída
      Vivianne Vilela

  115. Nossa empresa já é consolidada no ramo promocional como fornecedora exclusiva de brindes em neoprene, mas não estamos conseguindo colocar os produtos no varejo como o são fora do Brasil. Como posso implementar esse plano de negócios no varejo?

    • Beco Com Saíd disse:

      Prezado Marco Aurélio, bom dia.

      No teu caso o melhor é um atendimento presencial em um dos pontos de atendimento do Sebrae. Ligue para (0800-570-0800) e agende um atendimento com um consultor nosso com conhecimento em acesso a mercados.

      Cordialmente,

      Beco com Saída
      Vivianne Vilela