5 dicas para empreendedores de primeira viagem

Por Vinícius Gonçalves

Em um negócio próprio você passa de ser conduzido para ser o dono do próprio nariz. Se por um lado você deixa de receber ordens, por outro, se você não pensar e agir sua empresa nem sairá do papel, muito menos será bem administrada.

Apresentamos agora 5 dicas importantes para novos empreendedores.

1 – Você não precisará de um sócio

Você só tem um motivo para buscar um sócio: O MEDO. Medo de estar sozinho, medo de  que  algo dê errado, medo de empreender.

Há pessoas que pelo simples fato de um amigo dar um palpite interessante na sua ideia de negócio já se sentem na obrigação de convidá-lo a participar.

Abandone esse sentimento de culpa. As pessoas tem suas próprias vidas e só estão pensando em uma maneira de ganhar mais algum dinheiro.

Se você estiver buscando um sócio porque:

  • Precisa de dinheiro: Procure um banco;
  • Não consegue fazer tudo: Contrate um funcionário;
  • Não domina alguma área: Terceirize
  • Precisa de conselhos: Contrate um consultor.

Só justificaria encontrar um sócio quanto ele tiver um conhecimento que você não possa terceirizar / comprar ou que não seja viável fazer isso.

2 – Não basta ter uma boa idéia

Uma ideia por sí não quer dizer nada. Temos boas ideias o tempo todo, o sucesso está no planejamento e execução desta ideia. Uma ideia mediana pode ser um excelente negócio se muito bem executada.

Já uma ótima ideia pode se tornar em um prejuízo enorme se mal executada. Pense nisso.

Para criar um empresa de sucesso você precisa de uma boa ideia de negócio, um bom planejamento e uma excelente execução deste planejamento.

3 – Se tudo der muito certo vai faltar dinheiro

Ano passado fui chamado para dar consultoria para uma pequena empresa de produtos agropecuários. Os proprietários estavam assustados porque tudo parecia ir muito bem mas não havia dinheiro no caixa e as divídas da empresa estavam crescendo todo mês.

Resultado: Tudo Estava Dando Muito Certo.

Com o crescimento rápido das vendas os empresários precisaram comprar mais produtos para repor nas prateleiras.  A medida que vendiam mais produtos, aumentavam as vendas à prazo. Assim , sem dinheiro no caixa tinham que pedir prazo aos fornecedores, aumentando a dívida da empresa.

Mesmo tudo correndo muito bem você vai precisar de ajuda!

Você poderá encontrar ajuda no SEBRAE e em sites especializados como o Novo Negócio.

4 – Você deve ter uma estratégia de saída

O negócio que você pretende montar pode não dar certo e se isto acontecer o que você fará?

Você deve estar preparado para perder o mínimo de dinheiro. Então você deveria:

  • Entrar com o menor capital possível;
  • Começar pequeno, a partir de casa, se o seu modelo de negócio permitir;
  • Não imobilizar dinheiro desnecessário comprando veículos, imóveis ou máquinas que possam ser compras depois ou até mesmo alugadas;
  • Deixar seu estoque o menor possível, sem faltar mercadoria é claro;

Faça o máximo que puder gastando pouco, caso o negócio seja ruim mude de negócio, caso o negócio seja bom fique e ai sim comece a investir pesado!

Esta dica vale tanto para montar uma loja de roupas quanto para uma iniciar uma empresa com maior aporte de capital.

No caso das grandes empresas normalmente o empreendedor deve ter uma estratégia de saída que contemple também uma estratégia de capitalização, seja abrindo o capital da empresa na bolsa ou vendendo uma porcentagem do negócio.

5 – A pressa é inimiga Da Perfeição do sucesso

Não tenha pressa, NÃO comece seu negócio sem um planejamento! Ai sim você estará destruindo suas economias. A prudência e o planejamento são o melhor caminho.

Se você só vai ter tempo para começar seu negócio no fim do ano ou mesmo no ano que vem, inicie agora o planejamento, quanto mais cedo você começar mais tempo terá para conhecer o negócio e se adaptar.

Respostas

Por: Vinícius Gonçalves

Administrador de empresas, fundador dos portais Casa da Consultoria e Novo Negócio, aficcionado por geração e gestão de negócios.

You may also like...

45 Responses

  1. claudia sá disse:

    Oi Vinicius suas dicas são maravilhosas,quero abrir uma loja de roupas femininas,o q vc acha começo vendendo pelo facebook ou abro logo?Não tenho dinheiro para comprar um ponto só posso alugar o q vc acha me ajude.Obrigada

  2. luciana disse:

    Vinicius, bom dia gostaria de te agradecer pelas dicas, são fantasticas e especiais para quem esta perdido, se sentindo sozinho em seu novo empreendimento, gostaria que vc me passasse todas as regras e o que vc acha estou querendo começar um empreendimento com convenio medico para animais .peço a gentileza que me enviei um email para me dar uma LUZ!!! fique com DEUS !!!!!

  3. Manuel Gongo disse:

    Todas as dicas sobre empreendorismo que recebí até agora, têm me ajudado bastante na resolução das questões complexas deste campo de actividade, sobretudo no que diz respaito ao planejamento.

    Esta última, era o meu calcanhar de aquiles, a maior dificuldade que tinha, mas também estou a ler alguns livros que falam de como planejar um negócio para enriquecer mais esta intenção.

    Saudações, aquele abraço!

  4. Robson Francisco dos Anjos disse:

    Eu estou me preparando isso sou muito otimista mas vamos de vagar hoje sou empregado mas amanhã quero ser patrão se Deus quiser um abraço a todos.

  5. simone disse:

    Gostei da dica.estou começando um pequeno negócio…essas dicas me ajudará muito..obrigado..

  6. Antonia disse:

    Acho muito importante suas dicas, muito obrigada!

  7. Ivanildo disse:

    Gostei bastante das dicas, pretendo abrir um negócio mais na frente e já estou fazendo como você surgi riu, estou me preparando agora não ser pego de surpresa obrigado pelas dicas.

  8. Norma Sueli De Souza Chagas disse:

    Maravilhosoooo

  9. josé laurenço de jesus gomes disse:

    ola Vinicius eu estou querendo fazer um pequeno criador de rãs, como fazer? e qual custo para si começa um negocio desse tipo? Pretendo começar com com apenas 50 matrizes.

  10. EU TENHO UMA LOJA E VENDO , PRODUTOS NATURAL , PRODUTOS DA ROÇA , E CASEIROS , E VENDO REMÉDIOS NATURAL EM CÁPSULAS , ESTES REMÉDIO SEU POSSO VENDER, QUERO SABER SE É LEGAL . MAS TENHO VONTADE DE TRANSFORMAR A LOJA SO EM PRODUTOS NATURAL .MAS NÃO SEI ONDE COMPRAR, VC PODE MI INDICAR , OU UMA FRANQUIA OU UM LOGAR ONDE POSSO ESTAR COMPRANDO TODOS OS PRODUTOS ,PRECISO QUE MI ORIENTE.POIS OS PRODUTOS DA ROÇA E CASEIROS A VIGÍLANCIA SANÍTARIA ESTA PROIBINDO A VENDA .E O QUE PRECISO PARA VENDER OS REMÉDIOS

  11. Maria Francisca disse:

    Bom dia.
    Tenho uma micro empresa de bolsas, calçados e confecções, cama, mesa e banho desde 1989. Sempre vendi á domicílio; construir um galpão de 6×12 e a primeira compra que fiz foi de calçados com a pronta entrega globo; estou precisando agora de uma pronta entrega de jeans, outras roupas e bolsas; vc tem algum fornecedor p/ me indicar? Preciso também de um capital de giro, pois a comprei com 9 cheques. foi uma boa compra; estou vendendo bem e os clientes estão encomendadndo roupas, bolsas etc… Gostei muito da aula d eempreendedor que voce dar! Muito interessante! Gostaria de ter contato com voc epor e-mail.
    Obrigada!
    Maria Francisca.

  12. Gislaine disse:

    ola Vinícius eu me chamo Gislaine Cristina eu adorei suas dicas me ajudou muito abriu muito a minha forme de começar ó meu negocio adorei muito obrigada mesmo

  13. Edith disse:

    Gostei muito das dicas! Deveria ter lido antes. Ja tenho uma pequena livraria, mas estou planejando mudar o negocio.

    • Boa tarde
      Estou agregando tambem a limpesa e conservaçao em geral ,e pos obra ,e todo suporte para condominion e eventos em geral.mas estou muito insegura devido a falta de mao de obra especializada.

  14. douglas disse:

    Tenho uma marca de roupa,está indo tudo certo,mais estou precisando de mais capital.Qual banco é melhor pra eu fazer um empréstimo?

  15. Vinicius gostaria de saber se você pode me fornecer esse plano de negócios

  16. Leandro Hertel Faria disse:

    estou pesquisando , para querer abrir uma loja de ração o que vc me indica para eu começar e quanto investir o minimo possivel

  17. maurizio disse:

    Ola tenho pretensão de saber mas a respeito de um posto de lavagem ar seco.Outra coisa e que pretendo abrir uma escolinha de futebol minha duvida e s posso abrir como empreendedor individual?

  18. Hosana disse:

    Bom dia, Vinícius!
    Em primeiro lugar, quero lhe agradecer por você se esforçar em nos ajudar em nossos primeiros passos de uma vida de sucesso profissional. Suas dicas são importantíssimas! Valeu, mesmo!!!
    Minha pergunta: existe algum site ou você tem alguma sugestão que me auxilie na minha busca em saber como montar, corretamente, uma loja de vender calçados sociais femininos e masculinos e infantis. Eu já procurei na Internet e não encontro nenhum site que seja voltado somente para ensinar passo-a-passo como se monta uma loja desse porte. Sei que o ambiente do lugar, tanto do lado de fora quanto do lado de dentro, é importante. Sei também que sempre se tem que começar um pequeno negócio com pequenos planos. Etc. Porém o lado prático é que me faltam orientações. Você poderia e ajudar nessa minha busca?
    Desde agora, muito agradecida!!!
    Sucesso para você!

  19. samuel disse:

    eu estou a trabalhar na montagem de baterias para 500 poedeiras, embora seja a primeira vez a trilhar sinto me notivado e inpirado,
    quais as precaucoes a tomar, com este negocio.

  20. gostei demais das dicas estou montando um salão de beleza gostaria de umas dicas

  21. Rejane Gonçalves disse:

    AS INFORMAÇÕES VÃO ME AJUDAR MUITO, A MONTAR MEU PEQUENO NEGOCIO E COM CERTEZA VAI SE TORNAR UM GRANDE NEGOCIO.

  22. lu disse:

    BOA noite VINICIUS gostei de ler seus Artigos e o seguinte ,me chamaram para ser presidente de uma ONG na minha cidade, mas na verdade não tenho conhecimento de nada vamos começar com uma sala de computadores com cursos a distancia e um bom começo com as pessoas, quero ajudar mas, ter boas ideias e não consigo pensar em nada

  23. Enos Joao Luciano disse:

    Olá vinicios,eu estou querendo fazer um curso de consertos de celulares e,montar junto com serviço uma loja de vendas de aparelhos e assessorios,que conselhos vc me daria?

  24. edna maria de souza benedito disse:

    quero abri uma loja de sandalias havaianas personalizadas como faço me passe algumas dicas por favor

  25. FERNANDO CESAR DE AZEVEDO disse:

    APRENDER O QUE FOR POSSIVEL: DENTRO DAS DEVIDAS INTENÇOES , VIVA O CONHECIMENTO !

  26. elixabeth disse:

    Olá Vinicios.ja tenho um bar e pretendo dar uma modernizada com musica ao vivo e comida de boteco .Então pensei em uma franquia com uma distribuidora de bebidas.Porque preciso de preços melhores para conquistar o mercado.
    O que voce pensa sobre isso;

  27. Gleici Santos disse:

    Boa noite, Vinícius!

    Gostaria de saber se é possível passar uma empresa limitada com dois sócios para outras duas pessoas estando esta com dívidas de simples nacional e pgmei… ou se é necessário pagar toda a dívida.
    Obrigada

    • Olá Gleici!

      Para transferir a empresa na junta comercial não há problema, no entanto, na receita federal você PROVAVELMENTE não conseguiria a transferência sem parcelar a dívida ou ficar como devedora solidária.

      A pessoa mais indicada para lhe ajudar é o seu contador.

      Att.

  28. Luciane disse:

    Olá Vinícius!
    Olá tenho vontade de montar uma microfranquia como saber se vale a pena?
    Obrigada

  29. Carolina disse:

    Olá Vinícius!
    Abri uma empresa há 6 meses.
    Com a empresa ja aberta, e o espaço fisico em reforma.
    Uma pessoa me foi apresentada, e decidimos por sua entrada na empresa.
    Do total investido, ela adicionou 15%.
    A empresa abriu oficialmente há 3 MESES, e a alteração contratual que a incluiu tem apenas 1 MES !
    Mesmo assim, prematuramente, diria eu, a pessoa em questão pediu para sair da sociedade.
    É justo receber seu investimento ou parte dele de volta ?!
    Em caso positivo, de que forma calcular, considerando a prematuridade da saida ?!

    Obrigada

    • Olá Carolina!

      Não há uma regra para resolver esta situação.

      Você poderia devolver o valor integral ou analisar o que aconteceu com a empresa após a entrada do outro sócio.

      Se a empresa prosperou você pagaria a mais pelos 15%. Se houve algum prejuízo, este poderia ser diluído proporcionalmente às cotas na empresa.

      O melhor caminho é negociar e desenrolar a situação o mais rápido possível para então focar no negócio.

      Att.

  30. alinefnobre@gmail.com disse:

    Olá, Vinícius!
    Meu nome é Aline e atualmente tenho emprego fixo na área burocrática de uma empresa, mas sempre desejei ser dona do meu próprio negócio, a questão antes era o que. Então despertou em mim o desejo de vender lingeries, mesmo sem grana consegui comprar e vender todas as peças, me animei e logo depois surgiu a ideia de incrementar essas vendas com cosméticos sensuais, que são vendidos apenas em sexy shops, o que queria era ajuda para melhorar nas vendas, já que são produtos muito íntimos, e como não tenho como deixar meu emprego agora, não tenho muito tempo para atender minhas clientes e conquistar mais clientes, além de que preciso de mais orientação sobre compra certa, atualmente compro em atacado pela internet, quero enviar newsletter quinzenal por email das minhas clientes e não sei como fazer. Me ajuda!

    • Olá Aline!

      O ideal é isso mesmo, você fazer uma renda extra até que o negócio cresça para se tornar sua renda principal.

      Quanto a enviar newsletter pode ser uma boa opção ou não. A newsletter é apenas uma ação isolada. O que você precisa é planejar o negócio como um todo.

      Analisar o perfil dos clientes, seus hábitos de compra, buscar e selecionar fornecedores e idealizar maneiras de chegar até os clientes potenciais, seja através de email, internet ou pessoalmente.

      O perfil do cliente é quem vai dizer a melhor maneira de alcançá-lo.

      Espero ter ajudado.

  31. aguinaldo alves de oliveira disse:

    tenho um pequeno negocio de pedras decorativas.
    mas a concorrência baixa muito os preços por isso vendo pouco mas no valor coreto que me de lucro.

    resolvi investir junto com as pedras uma pequena floricultura para atrair mais clientes.
    tentei competir com a concorrência mas só consegui uma divida .
    oque fazer para reverter isso.

    • Olá Aguinaldo!

      É indicado não competir por preços. Especialmente se você não conhece bem sua estrutura de custos e margem de lucro do segmento em que você atua.

      Você precisa fazer um diagnóstico da sua situação atual.

      Procure por uma empresa de consultoria empresarial ou entre em contato com o SEBRAE da sua região.

      Att.

  32. Paulo disse:

    No que diz respeito a sociedade, em caso de empresas de tipo franquias que exigem ter pelo menos um sócio qual seria a sugestão nesse caso?

  33. danilo disse:

    ola estou pénsando de montar uma prestadora de serviço na area da construçao mais estou com medo oq vc me sujeri pra melhor uma dica

    • Olá Danilo!

      Prestadoras de serviço normalmente tem um risco menor em função da atividade e menor investimento inicial, no entanto, sugiro a você fazer um bom planejamento, se preparar ao máximo e só entrar no negócio quando se sentir seguro.

      Att.

  34. Elba disse:

    Olá Vinicius!
    É de grande valia seus artigos com dicas para empreender e ter um negocio seguro e duradouro.
    Estou montando uma floricultura e estou tendo dificuldade em estruturar meu plano de negócio.
    Eu tenho ponto, produto, qualidade e terei preços bem acessíveis, mas quero começar com cautela esse novo negócio pois ja tenho uma fabrica de tijolos ecológicos, painéis solares, aquecedores solares….
    O que vc me aconselha?
    Muitíssimo grata
    Elba

    • Olá Elba!

      Que bom que gostou dos artigos.

      Esta é uma dica que estou vivenciando neste momento. Só parta para um novo negócio depois que você tiver esgotado as possibilidades de crescimento do negócio atual.

      Claro que exceções existem, como no caso de diversificar os negócios para diminuir o risco, mas como regra geral é melhor “organizar” e alavancar o negócio atual primeiro.

      O que você poderia fazer para melhorar os resultados do da fábrica de tijolos ecológicos / painéis solares / aquecedores?

      Caso você decida mesmo por abrir a floricultura termine o planejamento e veja o que dizem os números (investimento, prazo de retorno, rentabilidade, etc.).

      Envie um email para vinicius@novonegocio.com.br para que eu possa lhe enviar uma planilha que lhe ajudará a pensar melhor na floricultura.

  35. Tomas carlos disse:

    nos dias de hoje os jovens mesmo estando empregados devem apostar num pequeno negocio, e as dicas sao importantes para servir de uma orientacao durante a excucao do negocio.

  36. doralice disse:

    quero em breve por em pratica

  37. doralice disse:

    bom dia!!
    Eu gostei muio de de ler estas dicas e com certeza aprendi um pouco.