Checkout transparente: a solução de pagamento com foco no vendedor

Por Alice Pinha Wakai

O checkout é uma das etapas mais importantes durante o processo de venda em um e-commerce. Em poucas palavras, o checkout é o conjunto de passos para realizar o pagamento de um produto ou serviço online (desde colocar o produto no carrinho até o fechamento da compra). Sem um checkout eficiente, todo o investimento em marketing, pesquisas de usabilidade e captação de leads podem ser perdidos já que é justamente nessa etapa que o cliente decide se vai ou não levar o produto. Por isso cada elemento que o vendedor inserir nesse processo deve ser cuidadosamente pensado e acaba sendo responsável pela desistência do consumidor ou pela venda bem-sucedida.

Ecommerce

Além dos fatores relacionados ao comportamento do próprio comprador, como por exemplo o arrependimento e a distração, outros detalhes como número de etapas para a realização do pagamento e a experiência de uso que o vendedor proporciona para seu cliente durante a finalização da compra são fortes impactadores de conversão.

Segundo pesquisas da Forrester Research, checkouts complicados são responsáveis por 11% dos abandonos de carrinhos, enquanto que a obrigatoriedade de apresentar dados (formulários) é responsável por 14% das desistências. Outro item que pode “atrapalhar” a finalização de uma venda é a presença dos intermediadores de pagamento. Se, por um lado, essas trouxeram mais praticidade para os negócios solucionando todas as demandas do lojista – segurança nas transações, oferta de vários meios de pagamento, etc – ao se posicionarem como intermediadores incluíram no processo seu próprio fluxo de checkout e em alguns casos também inseriram etapas desnecessárias como  preenchimento de cadastros e abertura contas.

Como alternativa a essa questão, em 2012 surgiu o conceito de Checkout Transparente. “Já existia o conceito do “Pagamento Direto”, mas nós precisávamos desenvolver uma solução que facilitasse a integração e ao mesmo tempo fizesse o armazenamento seguro e inteligente de dados para viabilizar a compra por um clique. Por isso optamos pela tecnologia JavaScript que é compatível com os módulos ASP, PHP, Java, Ruby, de fácil integração. Outra vantagem que oferecemos para o vendedor ao criar o Checkout Transparente é que o lojista fica automaticamente coberto pelo nosso certificado de segurança do PCI, já que as informações da transação dele vão direto para o servidor do Moip. Assim, além do vendedor fornecer total segurança para os compradores não precisa se preocupar em se adequar a essas regras e padrões”, diz Breno Oliveira, um dos desenvolvedores que criaram o Checkout Transparente do Moip.

Para os vendedores, além de ser uma solução de pagamento com foco na conversão de vendas, o Checkout Transparente favorece muito a experiência de pagamento do cliente. “No Zarpo, implementamos o one-step check-out através do check-out transparente do Moip desde o inicio da nossa operação. Conseguimos obter uma experiênca do usuário avançada em poucas horas sem ter que abrir mão de todo o leque de serviços de pagamento que Moip oferece”, disse Pierre-Eloi Déchery, CEO da plataforma de viagens Zarpo.

Varejo online

 

 

 

You may also like...

1 Response

  1. Loja Reloux disse:

    Por favor vocês poderiam colocar um Newsletter para que eu receba e outras pessoas também recebam os posts de vocês. Não tem como eu ficar vindo no site todo o dia pra pegar algo que vocês postaram, então por favor coloquem. Obrigado!