Existe um momento certo para empreender?

Por Vinícius Gonçalves

Nos últimos dias observando as notícias da TV, Jornais e internet percebemos uma certa preocupação das pessoas quanto a economia Brasileira onde o FMI projetou queda de 0,6% no crescimento do PIB neste ano e no próximo.

Neste contexto surge a seguinte pergunta:

“Existe um momento econômico certo para empreender?”

Para quem deseja expandir ou iniciar seu próprio negócio é possível continuar com planejamento ou é melhor esperar um momento melhor?

Vejo alguma preocupação neste sentido de alguns empreendedores, no entanto, face a tantas alternativas e oportunidades proporcionadas pela verdadeira mente empreendedora, percebemos que o sucesso ao abrir o próprio negócio está muito mais relacionado com o empreendedor por trás do negócio do que com a escolha do momento econômico favorável.

Queda do PIB versus escolha da oportunidade de negócio.

Sabemos que a expectativa de crescimento da economia brasileira caiu de 2,6% em 2015 para 2%. Uma diferença de 0,6%.

Qual o poder de boicote do momento econômico em um negócio como o das vendas online que crescem na faixa de 25% ao ano?

Assim, se você tiver nas mãos uma verdadeira oportunidade de negócios ou estiver inserido em um segmento de negócio em crescimento esta queda na projeção de crescimento da economia não influenciará negativamente sua situação.

Há outros fatores mais importantes para o sucesso empresarial.

Queda nas vendas versus Ações de Marketing

Imaginando que esta queda no PIB de 0,6% cause uma queda nas vendas na mesma ordem seguimos analisando.

É comum vermos pequenos negócios que abriram as portas sem um planejamento e nunca fizeram ações coordenadas de marketing. Muitos destes empresários apenas participam de ações desestruturadas que chegam até eles. Como por exemplo a oferta de uma rádio local, anúncio de TV local ou mesmo um patrocínio de algum evento.

Um bom planejamento de marketing, se bem executado, tem potencial de aumentar em 10, 20, 30% as vendas de uma empresa. Novamente, a expectativa de queda de do crescimento econômico de 0,6% se torna insignificante perto do que você pode fazer.

O momento certo para empreender e o verdadeiro empreendedor.

Se observarmos atentamente este certo alarde nada mais é do que mais uma notícia no jornal, que precisa vender. Economistas analisam cenários, fazem projeções, alteram projeções, alteram novamente, este é o papel deles, que aliás é importante. Jornalistas também precisam fazer seus noticiários diariamente, dá trabalho criar uma pauta por dia.

Mesmo em uma verdadeira recessão há oportunidades. Sempre que ocorre uma mudança é porque os componentes do ambiente empresarial e macro ambiente foram alterados. Nesta hora é que surgem as oportunidades e ameaças.

O papel do verdadeiro empreendedor é minimizar os riscos das ameaças, quando eles existem, e aproveitar as oportunidades que podem ser únicas.

Há diversas ações que podem ser realizadas pelo empreendedor e outras variáveis d ambiente empresarial que são muito mais importantes do que uma ligeira queda no crescimento econômico.

Na verdade existem dois perfis de pessoas: Aquelas que ficam a vida inteira esperando a oportunidade perfeita aparecer e aquelas que agem consistentemente na busca e criação de uma oportunidade de negócio.

Em qual destes dois grupos você está?!

momento certo para empreender

Vinícius Gonçalves

Administrador de empresas, fundador dos portais Casa da Consultoria e Novo Negócio, aficionado por geração e gestão de negócios.

You may also like...

7 Responses

  1. daniella disse:

    Gostei muito da matéria,me encorajou!

  2. Jefferson da Silva brasileiro disse:

    bom dia, meu nome e jefferson , tenho o interresse e abri uma loja de material de construcao no bairro que moro tem tres lojas desse , quero saber se o local e adquado e de quanto preciso de capital . Apesar q nunca trabalhei nessa area.

  3. Adorei a matéria suas publicações sempre me ajuda muito …. adoro seu trabalho

  4. tulio disse:

    Boa noite!primeiramente parabéns pelo trabalho de vocês,e muito importante pra nós!seguinte,tenho 24 anos,e trabalhri em uma oficina mecanica dos 13 aos18 anos,depois fiz um treinamento na area de acessorios(som alarme,insulfilm,e linha completa de instalaçao de acessorios)e,com 18 anos,tentei trabalha por conta propria com acessorios,sem nenhum capital e sem nenhuma experiência com vendas!sabia trabalha,somente.nao deu certo.recebi uma proposta p trabalhar numa loja de autopeças,aceitei e trabalho nela ate hj!assim q entrei a loja passou a fazer venda e instalaçao de acessorios(sendo eu o instalador)fazendo isso ate os dias de hj.so que agora,com mais rodagem,experiência,qro montar minha propria loja!fazendo td parte de instalação e venda de acessorios,e,para aumentar o novimento,qro fazer troca de oleo,suspensão e freio,usando td experiência de 5 anos de oficina mecanca.compro ferramentas ja ha algum tempo,e n falta mta coisa,ja tenho em mente um lugar para monta-la,tai a primeira duvida,nao e um lugar no centro da cidade(com 20.000 hab)porem bem acabado com piso,td mto bem feito,e um aluguei acessivel(300,00)haveria algum problema?mto obg pela atençao e qto mais informação e dicas puder me dar ficarei grato,abraço.

  5. Muito bom, adorei esta materia.

  6. rafaela lima disse:

    bom gostei da matéria

  1. 17 de novembro de 2014

    […] Existe um momento certo para empreender? | Beco com Saída. […]